A Bahia já possui 15 títulos brasileiros, por equipe, em edições de campeonatos da modalidade já realizadas. Foto: Jéssica Tavares.

Atletas baianos de canoagem já se encontram em Cascavel, no Paraná, onde irão participar do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que acontecerá entre os dias 02 e 05 de dezembro, no Lago Municipal do Parque Ecológico Paulo Gorski. Ao todo, 86 atletas e 10 dirigentes do estado participarão do evento.

A etapa nacional irá consagrar o campeão brasileiro de cada categoria, sendo também a prova etapa classificatória para a seletiva do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2021 e formação do time que integrará a seleção brasileira.

Para a viagem, a Sudesb disponibilizou dois ônibus. Antes de pegar a estrada rumo ao Paraná, os veículos passaram pelas cidades de Itacaré, Ubaitaba, Maraú e Ubaitaba para o embarque dos atletas. Dos 86 que integram a delegação baiana, 75 são alunos dos quatro núcleos de iniciação esportiva da modalidade mantidos nestes municípios por meio do Projeto Remando no Litoral Sul, financiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ao todo, os quatro núcleos atendem a 360 alunos de baixa renda, de ambos os sexos, na faixa etária de 08 a 18 anos.

Conquistas internacionais – Neste último final de semana, três canoístas baianos fizeram bonito nos Jogos Pan-Americanos Júnior, nas águas de Cáli/Colômbia. Competindo em dupla, Evandilson Neto e Diego Nascimento subiram no lugar mais alto do pódio, na prova do C2 1.000m, já Felipe Vinícius, que participou da prova C1 1.000 m, conquistou a medalha de bronze.

Felipe e Evandilson são atletas contemplados pelo Programa Bolsa Esporte, que oferece benefícios mensais para atletas baianos, desde a iniciação até o alto rendimento.  Os Jogos Pan-Americanos Júnior seguem, em Cáli, até o dia 5 de dezembro.