Foto: Andrea Rocha, 2010 – Teatro de Arena da Caixa, Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira, dia 26 de novembro, o espetáculo “Teodorico Majestade: as últimas horas de um prefeito”, do Teatro Popular de Ilhéus, completa 15 anos em cartaz. Para comemorar esse aniversário, vai acontecer uma live comemorativa com o elenco e convidados especiais.

O espetáculo é uma sátira política sobre um prefeito boca-suja e cachaceiro que está prestes a perder seu mandato por conta de denúncias de corrupção. Inspirada na literatura de cordel, na xilogravura e no cancioneiro nordestino, a montagem surgiu como um posicionamento do Teatro Popular de Ilhéus diante dos escândalos ocorridos na cidade, e sua repercussão contribuiu para a mobilização da população ilheense contra o então prefeito Valderico Reis, tendo histórica importância na cassação de seu mandato em 2007.

Para celebrar o aniversário do espetáculo de maior sucesso do Teatro Popular de Ilhéus, o bate-papo vai contar com a presença do elenco e de convidados especiais que fizeram parte dessa jornada. Elson Rosário, cineasta e produtor cultural, lançou em 2011 um documentário sobre o espetáculo e sua participação no processo de cassação. Em 2017, Karoline Vital, atriz e comunicadora social, publicou uma dissertação de mestrado sobre o espetáculo.

A live dos 15 anos de Teodorico Majestade acontece nesta sexta (26), às 21 horas, no TPIFLIX, o canal do Teatro Popular de Ilhéus: www.youtube.com/teatropopulardeilheus.

A manutenção do Teatro Popular de Ilhéus é parcialmente financiada pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais do Fundo de Cultura da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda, Governo do Estado da Bahia.