.

Como infelizmente vem se tornando corriqueiro na Bahia, em alguns períodos do ano, vários focos de incêndio acometem algumas regiões, mobilizando as guarnições das forças especializadas no combate ao fogo. Imbuídos dessa missão estão 171 bombeiros militares, e sete brigadistas voluntários, que dispõem de 10 aeronaves modelo air tractor, um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da PM, além de um drone.

Segundo informações oficiais, eles estão divididos em as bases Oeste, Chapada Diamantina e Norte, onde estão realizando os combates de forma direta, além dos monitoramentos aéreos aliado aos lançamentos de água feitos pelos aviões.

Veja as localidades onde as chamas estão sendo combatidas, e informações específicas de cada cidade:

Barreiras – Na localidade de Serra Talhada a guarnição está atuando no foco principal resfriando e diminuindo a intensidade das chamas. Duas aeronaves dão apoio no combate.

Riachão das Neves – Os bombeiros estão realizando o combate direto às chamas. Aviões estão dando apoio e realizam o monitoramento pelo ar.

Barra – Na comunidade do Igarité os bombeiros atuam com o combate direto nos focos. Aeronaves são apoio com o monitoramento aéreo da área atingida e a identificação de possíveis novos focos.

Ibotirama – A guarnição realiza o combate direto na comunidade de Barreiro. Aviões continuam dando o apoio aéreo.

Paratinga – Na localidade de Barreiro de Rosa/Agreste de Paratinga o combate direto continua, assim como a confecção de aceiros.

Correntina – Bombeiros e brigadistas locais conseguiram evitar que as chamas atingissem residências. O combate direto continua também em outros focos na região.

Cotegipe – A guarnição está realizando o rescaldo e monitoramento.

Buritirama – No povoado Cabeça de Vaca os bombeiros continuam com o combate indireto e aumentando a extensão dos aceiros confeccionados.

Barreiras – O combate continua de forma direta na localidade da Cachoeira do Redondo.

Santa Maria da Vitória – Os bombeiros realizam o combate de forma direta.

Macaúbas – Os combates acontecem em Macaúbas, Boquira e Paratinga.

Itaguaçu da Bahia – A equipe realiza o combate direto, porém a região possui extensa vegetação nativa, o que dificulta o acesso.

Iraquara – Após monitoramento não foi identificado novos pontos de calor.

Andaraí – Na região do Assentamento Mata Verde continua o combate direto, aliado com a confecção de aceiros, numa área muito extensa.

Livramento de Nossa Senhora – O combate continua. Os bombeiros que estão em solo orientam os pilotos das aeronaves no combate e monitoramento aéreo. A região é muito íngreme e a vegetação alta. Helicóptero do Graer também está dando apoio ao combate.

Iramaia – Bombeiros com o apoio de brigadistas voluntários estão realizando o combate direto às chamas.

Campo Alegre de Lourdes – Os bombeiros permanecem com o combate direto. Enquanto drone realiza o monitoramento aéreo.