.

Os impactos positivos da vacinação contra a Covid-19, tendo como parâmetro a queda do número de mortes pela doença, foram revelados por um estudo realizado por professores e alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA-Ilhéus).

Como parte integrante do estudo, um gráfico foi divulgado neste sábado (09), mostrando a queda da quantidade de mortes pela Covid por mês na Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Os professores comentam que essa redução, já percebida desde o mês de abril de 2021, é resultado direto das campanhas de vacinação. Eles ressaltam que no mês de setembro de 2021, foi registrado o menor número de óbitos desde abril de 2020, quando começou a pandemia.

Os pesquisadores recordam que chegou-se a ter na Bahia, 3.490 mortes por Covid-19, em apenas um mês (março de 2021). “E no último mês, graças às vacinas, houve uma redução significativa para 145 óbitos em setembro de 2021”, comemoram.

O estudo é resultado do projeto de Extensão da UESC denominado “Evolução da Covid-19 em cidades baianas” coordenado pela professora Drª Mirela Vanina de Mello e o professor André Malvezzi, ambos da UESC, em parceria com alunos da UESC e do IFBA.

O projeto divulga periodicamente gráficos, tabelas e textos explicativos sobre a evolução da Covid-19 em 11 cidades da nossa região, bem como do nosso estado no instagram @projetocidadescovid e através do site https://projetocidadescovi.wixsite.com/covid19.