.

Consideramos importante esclarecer que o posicionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) sobre a proposta do Ministério da Educação relativa ao desmembramento da estrutura da Instituição foi comunicado oficialmente ao referido Ministério nesta segunda-feira (20), através de Ofício encaminhado à Pasta. Por unanimidade, o Conselho Superior (Consup) do IFBA decidiu pela rejeição da proposta do MEC. 

O Conselho Superior (Consup) do IFBA rejeitou por unanimidade a proposta do Ministério da Educação de desmembramento do Instituto, apresentada pelo MEC no último dia 30 de agosto em reunião para a qual foram convocados(as) reitores(as) de Institutos Federais, entre eles, a reitora do IFBA, Luzia Mota.

 

A decisão do Consup é convergente com o posicionamento da comunidade do IFBA, ouvida por meio de duas audiências públicas e através de reuniões realizadas em todos os 22 campi do Instituto. As reuniões foram organizadas pelas respectivas Direções Gerais dos campi e pelo Conselho de Campus das unidades de ensino. Dos 22 campi que integram o IFBA, 21 se posicionaram pela rejeição da proposição apresentada pelo MEC. O campus Ilhéus, especificamente, se posicionou favoravelmente à proposta do MEC de desmembramento do IFBA. 

 

As informações acerca do processo de discussão sobre a proposição do MEC com a comunidade acadêmica estão disponíveis na Nota Oficial assinada pela Reitoria do IFBA, publicada nesta terça-feira (21) no Portal do IFBA. O link da Nota é: https://portal.ifba.edu.br/notas-comunicados/nota-2013-por-unanimidade-consup-rejeita-proposta-do-mec-de-desmembrar-o-ifba

 

Para assegurar aos leitores deste site o acesso às informações detalhadas relativas à posição do Instituto Federal da Bahia, comunicada oficialmente ao Ministério da Educação ontem (20), sugerimos a publicação do teor da supracitada Nota assinada pela Reitoria do Instituto.