Lava passa perto de casa na ilha de Las Palmas, no arquipélago das Canárias, em 20 de setembro de 2021. Foto: Borja Suarez_Reuters.

Não há registro de nenhuma morte. Vulcão entrou em erupção no domingo, mas continua ativo nesta segunda-feira.

A erupção do vulcão do parque Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, Espanha – a primeira erupção em 50 anos -, forçou a retirada de cerca de 5.000 pessoas (entre elas, cerca de 500 turistas), disseram nesta segunda-feira (20) os responsáveis pela operação. A expectativa é que não seja necessário retirar mais gente.

Não há registro de nenhuma morte.

O vulcão entrou em erupção no domingo. A lava tomou casas e florestas. A rocha derretida fluiu em direção ao Oceano Atlântico. Clique AQUI e confira um vídeo do vulcão nesta segunda-feira (20).

Isso aconteceu em uma região pouco povoada da ilha de La Palma. Essa é a ilha que fica no ponto mais ao noroeste das Canárias. Com uma população de 85 mil habitantes, essa é uma das oito ilhas do arquipélago na costa oeste da África (o ponto mais próximo do continente é o Marrocos, a 100 km).

O vulcão continuava ativo nesta segunda-feira. Na ilha, há uma fumaça densa que sai do vulcão, e as casas estão em chamas.

Clique AQUI e confira o vídeo deste domingo (19), mostra imagens noturnas em que a lava aparece saindo do vulcão.