O agendamento de uma reunião junto aos representantes das empresas concessionárias do transporte público foi solicitado pelo prefeito.

No gabinete do centro administrativo da Prefeitura de Ilhéus, foi realizada uma reunião na tarde desta quarta-feira, 28, entre o executivo municipal e o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Ilhéus (Sindrod) para dialogar sobre a situação trabalhista dos cobradores e motoristas das empresas concessionárias do transporte público municipal.

O presidente do Sindrod, Gustavo Santana, apresentou ofícios ao executivo solicitando intermediação junto às empresas para evitar mais demissões, com a manutenção dos empregos dos motoristas e cobradores, aumento do valor do ticket refeição e do salário, que durante um ano e meio foi aumentado em 3,5%, enquanto que a solicitação da categoria é de um reajuste de 8,5%.

“A gente vem trabalhando em favor do nosso trabalhador. Vamos, como município, intermediar nas negociações dos trabalhadores do transporte público urbano, que são pais e mães de família, junto às empresas concessionárias do serviço”, afirmou o prefeito Mário Alexandre, que anunciou o compromisso de renovação do convênio com o sindicato para a prestação de serviços médicos e odontológicos para a categoria. O agendamento de uma reunião junto aos representantes das empresas concessionárias do transporte público foi solicitado pelo prefeito, que se mostrou solícito e preocupado em evitar mais demissões. 

O vice-prefeito Bebeto Galvão reforçou que a tarefa do município é a de sensibilizar os empresários para uma justa negociação com os trabalhadores do setor rodoviário. “O município se sensibiliza com a demanda apresentada para ajudar na negociação, isso pela responsabilidade que nós temos de não permitir que o sistema paralise as atividades em prejuízo da população”, disse.

O presidente sindicalista afirmou que a classe está passando uma situação difícil com a pandemia e agradeceu pela pronta disposição dos agentes políticos em receber a categoria e pelo compromisso em renovar o convênio de serviços de saúde.