Eduardo comemora o segundo gol do Barcelona no clássico.

A segunda edição do Derby da Gabriela terminou com vitória do Barcelona na tarde deste domingo, 4, no Estádio Mario Pessoa, em Ilhéus. O Barça aproveitou a oportunidade para devolver a derrota no clássico ocorrido na Série B do ano passado, quando o Colo Colo venceu por 4 a 1. Com o resultado, o Barcelona somou três pontos e embolou a tabela de classificação na primeira fase.

O Jogo

Barcelona e Colo Colo começaram a partida se estudando bastante e com pouca profundidade ofensiva. O primeiro tempo não reservou grandes emoções e a torcida que marcou presença na ladeira do Pacheco não teve muitos lances para acompanhar. 

Já o segundo tempo reservou fortes emoções de parte a parte. Logo no início, o atacante Eduardo entrou no lugar de Peixoto, que saiu lesionado, e mudou a história da partida a favor do Barça. Em jogada de velocidade, o centroavante entrou livre e soltou uma bomba para abrir o placar ainda aos 2 minutos do segundo tempo. 

A partir daí o Colo Colo precisou se lançar ao ataque e povoou o campo de defesa do Barcelona, mas faltava criatividade para o Tigre buscar o empate. Na base dos cruzamentos, eis que o gol acabou saindo. Em bola lançada da intermediária, Alisson entrou em diagonal e surpreendeu a defesa cabeceando com força no canto inferior do goleiro. Era o empate do Tigre. 

O jogo ficou equilibrado após o empate, mas as duas equipes começavam a apresentar um sério sinal de desgaste físico, inclusive com jogadores saindo de campo sentindo câimbras. Na reta final da partida, aos 42 minutos, o descansado Gian que tinha entrado a pouco fez bom cruzamento na área e encontrou o inspirado Eduardo para desviar para o gol e bater Rodolfo. Foi o segundo gol do Barça e o segundo do atacante na partida. 

Cansado e sem organização suficiente, o Colo Colo não conseguiu mais recuperar o ritmo e o Derby acabou com vitória do Barcelona, deixando o placar do confronto empatado com uma vitória para cada time.

Nas outras partidas, o Camaçariense se recuperou da derrota na estreia e bateu o Camaçari por 3 a 1. No confronto entre Botafogo e Grapiúna, o time Itabunense saiu vencedor por 1 a 0 e assumiu a liderança isolada da competição. Confira a tabela com o final da segunda rodada:

 

TABELA

Grapiúna 6pts 3gp 1gc 2sg

Camaçariense 3pts 3gp 2gc 1sg

Barcelona 3pts 3gp 3gc 0sg

Botafogo  3pts 2gp 2gc 0sg

Colo Colo 3pts 2gp 2gc 0sg

Camaçari 0pts 2gp 5gc -3sg

 

Legenda: pts = pontos/ gp = gols pró/ gc= gols contra/ sg= saldo de gols

Na próxima rodada, no dia 7 de julho, o Tigre voltará para Jequié onde vai mandar o jogo contra a equipe do Botafogo. Já o Barcelona, joga mais uma vez em casa, no Mario Pessoa, contra o Camaçariense.