A Major PM Denice Santiago, fundadora da Ronda Maria da Penha

Amanhã (segunda, 14) a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Mulheres realizará uma reunião remota com participação da Major PM Denice Santiago, fundadora da Ronda Maria da Penha, psicóloga e Mestra em gestão social. A reunião acontece via aplicativo Zoom (id: 879 6620 4616 / senha: 588992)

Já na tarde da última quarta-feira (9) o prefeito Mário Alexandre também recebeu a visita da major  Denice Santiago, para avaliar e debater a implementação do serviço. No encontro foram discutidas medidas para promoção da saúde dos profissionais que atuam nos órgãos de segurança pública do município.

“Estamos extremamente felizes com a visita da major Denice. Juntos vamos construir um diálogo para viabilizar ações voltadas à proteção das mulheres e projetos para melhorar a segurança pública e dar apoio aos nossos servidores. Deixo o meu abraço ao governador Rui Costa e reforço que estamos à disposição para levar melhores condições de vida ao nosso povo”, declarou Mário Alexandre.

Denice Santiago é criadora da RMP, que desde 2015 atua na prevenção e repressão de atos de violações de dignidade das mulheres, no enfrentamento da violência doméstica e familiar e na garantia do cumprimento das medidas protetivas. Além de debater a viabilização do projeto em Ilhéus, a major explicou que o Governo da Bahia pretende instalar centros psicossociais com atendimento especializado, em atenção à saúde mental dos servidores lotados nas companhias do interior.

Denice reiterou que está à disposição para treinar e capacitar a Guarda Civil Municipal (GCM) no enfrentamento da violência contra a mulher. A proposta é a formação de uma rede de atendimento, com atuação do Ministério Público, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e de órgãos de segurança, a fim de que as mulheres se sintam seguras ao denunciar o agressor.

Também estiveram presentes na reunião o comandante da GCM, Rosivaldo Oliveira, o major PM Jerônimo Ribeiro e os secretários Gabriel Bittencourt (Mobilidade e Ordem Pública); Eliane Oliveira (Educação, Esporte e Lazer) e Rubenilton Silva (Desenvolvimento Social).