Hospitais da região sul do estado estão com quase todos os leitos ocupados

A subsecretária de Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim, informou que o sistema hospitalar do estado segue em pré-colapso por conta da alta taxa de ocupação dos leitos da UTI e do crescente número de pacientes esperando na fila da regulação, 328 nesta sexta-feira, 5.

“Ainda temos muitas pessoas esperando, são 328 pessoas na fila. Nós abrimos leitos, mas, é o que vimos avisando ao longo desses dias que mais pessoas irão chegar. O que estamos fazendo com o decreto e com o toque de recolher, é tentar evitar que esse número dobre em duas semanas. Já tivemos um crescimento muito alto nas últimas semanas”, afirmou.

Ainda de acordo com Tereza, o impacto das medidas restritivas prorrogadas para esta semana, poderá ser sentido ao longo do mês, promovendo um decréscimo na taxa de contágio da população e evitando um colapso total do sistema de saúde.

“Quando a gente fala em colapso, estado crítico, quando ele passa de 80% é crítico. Quando a gente tem uma fila de espera, essas pessoas precisam ser acolhidas. Então a gente trabalha com esse estado crítico e espera que na próxima semana ou na outra possamos ver um espalhamento menor do vírus, é claro que isso depende da adesão das pessoas