Vacina russa Sputnik V

O governador Rui Costa (PT) afirmou que já iniciou a movimentação para comprar vacinas para a Bahia. Em publicação no Twitter nesta terça-feira (23), ele comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em autorizar estados e municípios a comprar os imunizantes contra a Covid-19 que obtiveram aprovação de entidades sanitárias internacionais, mesmo sem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O STF mostrou compromisso com a vida, formou maioria e autorizou que Estados e Municípios possam comprar vacinas contra a Covid19. Já comecei a me movimentar para viabilizar a compra de vacinas para a Bahia. Estou trabalhando para poder, brevemente, dar boas notícias aos baianos. Estamos em guerra contra o coronavírus que somente será vencido com a vacina”, escreveu.

Nesta terça, o STF formou maioria para aprovar a aquisição de vacinas contra a Covid-19 por estados e municípios sem a interferência da Anvisa. Além do relator da medida, o ministro Ricardo Lewandowski, também foram a favor os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.

Antes da autorização, o Governo da Bahia tentava autorização junto à agência para comprar o imunizante russo Sputnik V. De acordo com o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas, a previsão é que o Estado receba 80 milhões de doses da vacina. No início deste mês, a Secretaria estadual de Saúde (Sesab) cedeu 50 milhões dessas doses ao Ministério da Saúde.