Dia de Nossa Senhora de Lourdes é marcado por missa no Outeiro de São Sebastião

Lembrada no dia 11 de fevereiro, a padroeira do Outeiro de São Sebastião, em Ilhéus, Nossa Senhora de Lourdes, será homenageada com uma missa campal nesta quinta-feira (11), às 18 horas, na porta da Capela do bairro. Em razão da pandemia, neste ano não haverá a procissão, mas apenas a imagem da padroeira passará antes da celebração eucarística, às 17h30, em todas as ruas da comunidade. A missa será conduzida pelo padre Paulo Brandão, muito conhecido como Padre Paulinho, com todos os protocolos e medidas de proteção contra a Covid-19.

As honras à Nossa Senhora de Lourdes começaram hoje logo cedo, às 5 horas da manhã, com uma alvorada na porta da Capela, foi o que explicou o morador do Outeiro, e também vereador, Éder Júnior.

Construída pelos próprios moradores em 1949, a Capela de Nossa Senhora de Lourdes em Ilhéus foi erguida com pedras provenientes de uma pedreira próxima ao local, relataram as moradoras veteranas. Já escultura existente no interior da Capela estava situada no imóvel dos Velhos Marinheiros, na Avenida 2 de julho, de onde foi transportada para a Capela, após a construção.

As aparições da Santa aconteceram na cidade de Lourdes, na França, em meados do século XIX, na pequena Gruta de Massabielle, local que hoje acolhe o Santuário da protetora dos enfermos, lugar de visitação e fé de muitos devotos em busca de curas e bênçãos.