Divulgação

Baianos e turistas encheram as praias da Região Sul do Estado. Os hotéis de Ilhéus e de Morro de São Paulo, distrito da cidade de Cairu, registraram ocupação de 100% neste final de ano. Assim como no resto do país, o movimento indica uma retomada do turismo nos principais destinos baianos. 

Aeroportos da região do descobrimento, Porto Seguro e Trancoso (Terravista), chegaram a registrar um congestionamento de jatinhos. Em Ilhéus o movimento do aeroporto também foi intenso. A grande quantidade de turistas circulando pela cidade chegou a provocar congestionamentos registrados em vários pontos da cidade. Itacaré também foi outra cidade baiana que registrou grande público durante os feriados de final de ano.

Apesar disso, no Brasil, conforme o último boletim divulgado pelo Observatório do Turismo da Bahia, o volume das atividades turísticas caiu 63,8% no 2º trimestre de 2020 em relação ao mesmo trimestre de 2019. Seguindo a mesma tendência, a Bahia retraiu 72,0%.

Em relação à receita nominal das atividades turísticas, a Bahia decresceu 73,3%, seguindo o mesmo comportamento do Brasil (-64,9%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Regionalmente,  todas  as  12  unidades  da  Federação  que  fo-ram investigadas marcaram queda, com destaque para o Ceará (-72,3%),  Bahia  (-72,0%),  Distrito  Federal  (-71,9%),  Rio  Grande  do Sul (-71,0%), e Goiás (-65,6%).