Prefeito Mário Alexandre acompanha governador Rui Costa no início oficial das obras do Porto Sul

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, esteve na manhã desta quarta-feira (25) acompanhando o governador Rui Costa durante uma visita histórica que selou o início oficial das obras do Porto Sul, no km 10 da BA-001, acesso para Vila Juerana, litoral norte de Ilhéus.

O equipamento, com investimentos de 2,5 bilhões de reais, vai ampliar o corredor logístico e conectar a Bahia com diversos outros estados e com o mundo, estreando um novo ciclo de desenvolvimento para Ilhéus, a região Sul e para diversos municípios do interior baiano. A expectativa é que mais 1,2 mil empregos indiretos sejam criados na execução do Porto Sul.

Durante a visita, o governador informou que as obras em solo serão concluídas até o meado de 2022, segundo a Bamin, com 400 empregos diretos no pico da implantação. As obras no mar, Rui disse que serão iniciadas no meado de 2021. “A partir de hoje, a primeira edificação a ser feita é a ponte de 250 metros”, disse sobre a fundação da ponte interna do projeto, que ligará a área portuária ao mar.

E continuou: “A partir daqui, todo o sistema viário vai conectar o Porto Sul à diversas rodovias que dão acesso à região. Paralelo a isso, estamos acompanhando com o Ministro da Infraestrutura o processo de leilão de licitação para conclusão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que falta 25%, no trecho Ilhéus e Caetité”, informou o governador, que definiu o empreendimento como uma obra secular que traduz a materialização de sonhos para os baianos. 

O dirigente baiano reforçou a parceria com a Prefeitura e anunciou que até o final do mandato estão previstos mais investimentos para a região. “Quando a gente consegue ter uma sintonia de propóstios, a gente anda mais rápido e agiliza as coisas. Temos que comemorar. Eu já entrei para a história de Ilhéus como o governador que mais investiu na cidade e vamos continuar investindo. Essa é uma região de um povo trabalhador e que graças Deus melhorou a sua autoestima, que agora sonha e está vendo desejos de muitos anos se materializarem”.

O prefeito Mário Alexandre agradeceu ao governador pela relação de parceria, ao reconhecer o início de um ciclo próspero para Ilhéus. “O Porto Sul é fundamental para o desenvolvimento da economia da nossa cidade e da nossa região. O governador tem sido um parceiro importante, com toda a sua equipe, buscando os avanços e lançando um olhar especial para toda a Bahia e principalmente para nossa região sul, fomentando a economia, gerando renda e emprego, treinando as pessoas, melhorando e ajudando a saúde do município”.