Divulgação

 

A IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uruçuca tem como tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Entre os dias 19 e 24 de outubro, ocorrerão mesas-redondas, palestras e minicursos em áreas como Turismo, Informática, Agropecuária/Agroecologia, Agrimensura e Alimentos. 

A programação, bastante diversificada, será inteiramente online e gratuita, e já está disponível para inscrições no site do evento. Todas as atividades dão direito a certificado. O evento trata-se da união de atividades interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca.  

A programação do evento se divide nas áreas específicas, conforme a seguir:

O III Simpósio de Tecnologia de Alimentos – SIMTAL traz diversas atividades, como palestras (IG Sul da Bahia: Popularização do cacau ao chocolate; Aplicação da inteligência artificial na gastronomia; Aplicação de CATA (Check-All-That-Apply) em perfis sensoriais, dentre outras), roda de conversa (O papel da empresa Junior para comunidade local) e cursos (Redação de Patentes e Estatística Experimental utilizando o Software R).

O III Seminário de Pós Graduação do IF Baiano – Campus Uruçuca tem como objetivo divulgar para a sociedade os resultados de pesquisas científicas no âmbito da ética, das tecnologias e da sustentabilidade.

A II Semana de Informática busca atrair, melhorar e divulgar novidades sobre a área de Tecnologia. Haverá palestras e minicursos, tais como: Programação PYTHON – Prepare-se em programação para a Inteligência Artificial (Minicurso) e Como a inteligência artificial já está presente na sua vida (Mesa Redonda). No encerramento, dia 24, ocorrerá o I Hackathon Smart City, 1ª Maratona de programação realizada pelo Campus Uruçuca, que vai propor soluções de cidades inteligentes “Smart Cities” para o município de Uruçuca-Ba.

A II Semana do Turismo – voltada para pessoas interessadas em entender e fazer o Turismo acontecer de forma responsável e sustentável – trará temas como Turismo de Base Comunitária, Eventos, Hospitalidade, Agenciamento, Guias de Turismo e Recreação.

O II Simpósio de Agrimensura contará com palestras nas áreas de Sensoriamento Remoto, SIG, Planejamento Urbano, Geoprocessamento, dentre outros conteúdos com palestrantes gabaritados.

A II Amostra da Semana do Fazendeiro propõe atividades sobre utilização da inteligência artificial na agricultura e na agroecologia, sobre criação de meliponas (abelhas sem ferrão) na Cabruca, dentre outras.

Na Semana da Acessibilidade, o Napne – Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas, do IF Baiano Uruçuca traz palestras que discutem a tecnologia na educação e em outros espaços sociais como ferramenta de acesso e otimização das potencialidades da Pessoa com Deficiência.

Em 2020, o IF Baiano – Campus Uruçuca, além de realizar o seu evento tradicional de abrangência territorial, também coordenará a Edição Norte-Nordeste – a Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Norte e Nordeste, que ocorrerá de 17 a 24/10, e englobará atividades de diversas instituições. Confira a ampla programação e se inscreva em  https://www.even3.com.br/stnn2020/.

Serviço:

IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uruçuca – SNCT

Quando: 19 a 24/10/2020

Inscrições e informações:  https://www.even3.com.br/SNCT2020

Contato para entrevistas: Josué Oliveira (73 98179-9269)

Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Norte e Nordeste – STNN

Quando: 17 a 24/10/2020

Inscrições e informações:   https://www.even3.com.br/stnn2020/

Contato para entrevistas: Ivan Pereira (73 99156-2578)