Divulgação

Também com a função de promover a experiência profissional para estudantes de diversas áreas da saúde, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, anuncia que vai retomar as atividades do internato ainda neste mês de setembro. Os estudantes passarão por todas as orientações e treinamentos necessários, que têm como objetivo prepará-los para a prevenção do contágio da Covid-19 no ambiente hospitalar.

O HRCC tem adotado medidas de desinfecção e descontaminação de ambientes, a fim de reforçar a segurança sanitária na unidade. Essas aplicações possibilitarão o retorno desses estágios, obedecendo à determinação do secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas. A retomada da atividade será orientada pelos médicos do hospital e pelos professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

De acordo com a unidade de saúde, o HRCC também está engajado para iniciar seus próprios programas de residência médica em clínica médica e cirurgia geral, em 2021. A médica Rosângela Melo, coordenadora da clínica médica do HRCC e vice-coordenadora do curso de Medicina da Uesc, afirma que os programas já estão em credenciamento provisório pela Comissão Nacional de Residência Médica. “Há uma movimentação intensa por parte do IBDAH e das coordenações específicas para tanto, deste hospital, para realmente inaugurar esse novo serviço de especialização, sobre a forma de treinamento em serviço, que é a residência médica com alta qualidade técnica e ética realmente fazendo a diferença para especialização de novos médicos na Bahia”, ressalta a médica.