Prefeitura de Ilhéus continua busca ativa de infectados por Covid-19

Há mais de cinquenta dias, a Prefeitura de Ilhéus iniciou os trabalhos de busca ativa de pacientes infectados pelo coronavírus em bairros da cidade, com medidas educativas e de sensibilização da comunidade para a prevenção do novo vírus, e, também contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chicungunha e febre amarela. 13.240 imóveis foram visitados até este sábado (23).

A ação é das equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da secretaria municipal de Saúde (Sesau).

“Aqui em Ilhéus o trabalho é constante. Preparamos os agentes para realizar essa ação muito importante que é para a conscientização da população que reside nos bairros com casos confirmados de Covid-19. Tenho sempre reforçado a necessidade de fazermos uma triagem para a busca dos pacientes ativos com o devido acompanhamento e, sobretudo, para a proteção dos não infectados. Nossa luta é para frear e controlar o alastramento desse inimigo invisível”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Os cuidados e orientações de prevenção também são feitos para o combate ao mosquito aedes aegypti, que além da dengue, transmite outras doenças como zika, chicungunha e febre amarela.

Registros de pessoas que apresentam sintomas gripais são realizadas para o acompanhamento da equipe da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus. Nos casos suspeitos, é realizada a aferição da temperatura corporal.

“Entre as medidas de prevenção que ressaltamos, como a lavagem correta das mãos, uso do álcool gel 70% e isolamento social, reforçamos como o uso da máscara é fundamental para a proteção de todos, além dos hábitos diários de higiene”, acrescentou o coordenador de Endemias da Sesau, Roberto Reis.