Feriados serão antecipados em nove cidades baianas

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, em entrevista conjunta com o prefeito de Salvador, ACM Neto, realizada nesta sexta-feira (22), que nove municípios do estado vão ter feriados antecipados. A medida vai ser realizada nas cidades que registram mais de 100 casos confirmados da Covid-19: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Lauro de Freitas, Candeias, Ipiaú e Camaçari. O objetivo é reduzir a taxa de contaminação do coronavírus nestes locais.

Rui Costa explica que a decisão foi tomada após reunião com ACM Neto e secretários de saúde. Ele explica que, da próxima segunda (24) até sexta-feira (29), estes municípios terão interrupção dos serviços não essenciais. Para isso, o governador decidiu pela antecipação de dois feriados regionais: Dois de Julho e São João. Segundo ele, a medida é semelhante à usada em São Paulo.

“Ontem, em reunião com o prefeito de Salvador, secretários de Saúde do estado e do município, fizemos várias projeções conjuntas e chegamos à conclusão de que precisaríamos de uma iniciativa mais forte. Hoje nós queremos anunciar que, em Salvador e mais oito municípios da Bahia, estaremos conjuntamente com a medida de interromper serviços não essenciais de segunda a sexta-feira da semana que vem para garantir, portanto, uma queda na taxa de contaminação. Esse não funcionamento ocorrerá com antecipação dos feriados, seguindo o que o estado de São Paulo fez”.

Rui Costa explica que, apesar de, inicialmente, contar com estes nove municípios, a medida pode abranger outras cidades.

“Foram municípios que têm mais de 100 casos confirmados. Isso não significa que outros municípios ou prefeitos que queiram aderir a essa medida se entende que seu município está também com taxa alta, apesar de menos de 100, poderá aderir”, completou. (G1)