Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, em boletim publicado na internet nesta sexta-feira (15), que vai divulgar, na próxima terça (19), o resultado provisório das provas objetivas do concurso para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O anúncio aconteceu após o Poder Judiciário retirar a suspensão do certame, que tinha sido interrompido após a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) identificar irregularidades no edital. Ao todo, foram registradas 112.335 inscrições.

As provas foram aplicadas no dia 19 de janeiro, em 183 locais de prova, distribuídos entre as cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. No dia 15 do mesmo mês, a Defensoria Pública do Estado da Bahia ajuizou uma ação para barrar a apresentação de exames ginecológicos das candidatas que foram aprovadas no concurso público nos cursos de formação de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Em fevereiro, a Justiça concedeu mandado de segurança coletivo determinando a suspensão do concurso.

Em nota, a DPE informou que a decisão de extinguir o mandado de segurança coletivo concedido à Defensoria se deu porque o governo da Bahia acolheu, no último sábado (9), pedido da instituição e alterou os critérios de exames pré-admissionais. Com isso, segundo o órgão, não serão mais exigidos das candidatas do sexo feminino os seguintes exames: ginecológico, citologia oncótica e microflora.

“Conseguimos uma solução para aquela pendência. Desde janeiro enfrentávamos essa pendência. Primeiro, prestar homenagem a todos profissionais da Procuradoria Geral do Estado. Conseguimos encontrar uma solução. Na próxima terça-feira, vamos ter a publicação do resultado do concurso. Na terça-feira, também vai ser publicado o cronograma a ser seguido nas próximas etapas”, disse Rui Costa.

Através do Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor, os candidatos vão ter acesso à lista de aprovados. Ainda não foi definida a data para divulgação do resultado provisório da prova discursiva.

Com o resultado provisório, os candidatos vão poder interpor recurso no prazo de dois dias úteis, a partir do dia 20 de maio. Para isso, devem acessar o site da organizadora do concurso.

O concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros disponibiliza 2,5 mil vagas de nível médio para as duas corporações – sendo mil policiais militares e 250 bombeiros militares com ingresso em 2020. Os demais serão incorporados ao serviço público em 2021.

O certame tem validade de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. As convocações irão observar a necessidade da administração pública. (G1)