Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu vagas para o processo seletivo simplificado do Censo Demográfico 2020. Em Ilhéus, serão preenchidas duas vagas para o cargo de Agente Municipal; 18 vagas para Agente Supervisor e 147 para Recenseador. Para concorrer às vagas é importante atender ao seguinte requisito: ter o mínimo de 18 anos e possuir ensino médio completo. As inscrições se estenderão até o dia 24 de março.

Inscrição – Os interessados podem se inscrever e obter mais informações no site do Cebraspe, através do link: https://bit.ly/2U70Qgj. O valor da inscrição para os cargos de Agente Municipal e Agente Supervisor é de R$ 35,80. A prova será realizada no dia 17 de maio. Para o cargo de Recenseador, o valor da inscrição é R$ 23,61 e a realização da prova será em 24 de maio.

Reunião de planejamento para o Censo – A Prefeitura de Ilhéus e o IBGE promoveram na última semana a segunda reunião para acompanhamento do Censo Demográfico 2020. O encontro contou com a participação do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, dos vereadores Pastor Matos e Gil Gomes e de representantes das secretarias e entidades do município. Foram levantados pontos cruciais para o planejamento das ações e apoio logístico da equipe.

Os agentes utilizarão Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), aparelhos referenciados que permitem a visualização de imagens de satélite do município. Conforme o cronograma apresentado pelos membros do IBGE, o período estimado para a coleta será compreendido entre os meses de agosto e outubro de 2020. O Censo Demográfico segue o que determina as leis 5.534/68; 5.878/73 e o Decreto 73.177/73, que asseguram o sigilo das informações fornecidas. Estas deverão ser usadas exclusivamente para fins estatísticos.