Em sua sétima edição, a Semana Mãe Ilza Mukalê irá promover diversas atividades, de 8 a 13 de março, para comemorar o Dia Internacional da Mulher e, paralelamente, o aniversário da matriarca do Terreiro de Matamba Tombenci Neto.

A abertura será no dia 8, no Espaço Cultural Dilazenze, a partir das 19 horas, com exposição fotográfica e entrega do sétimo Troféu Mãe Ilza Mukalê para onze mulheres que se destacaram em suas áreas ou projetos desenvolvidos no último ano. A entrada é gratuita.

De 9 a 12 de março, serão realizadas diversas oficinas, como a de percussão (9 a 11), elaboração de projetos culturais (10 e 11), danças afro-brasileiras (10 e 11), peteados afro e turbantes (9 e 11). Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no link https://forms.gle/a4Gw6eWsfVhy66my5.

A Semana Mãe Ilza Mukalê também irá contar com o segundo encontro do projeto O Jeito Jovem de Fazer Política e pré-encontro da juventude de terreiro da Renafro/Ilhéus, no dia 12, a partir das 18h30, no Espaço Cultural Dilazenze.

Para comemorar o aniversário da matriarca Mãe Ilza Mukalê e encerrar a semana de atividades, será realizado o Otambí de Verão, no dia 12, a partir das 21 horas, com Orquestra Gongombira de Percussão, Eloah Monteiro e DJ Orixafricano. A entrada custa dez reais, na bilheteria do evento.

A sétima Semana Mãe Ilza Mukalê é uma iniciativa da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, com apoio da Gongombira Serviços Culturais, Dilazenze, ateliê Awô Omi, do artista plástico soteropolitano Alessandro Teixeira, que, mais uma vez, assina o design dos troféus, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) e Nilton Cruz.