A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb) divulga para a população o serviço Disk Luz, para as solicitações de substituição de lâmpadas queimadas ou dos braços dos postes de luz. O objetivo é a manutenção da iluminação pública existente na cidade com a colaboração da comunidade.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Hermano Fahning, salientou a importância da população auxiliar o trabalho desenvolvido. “A iluminação pública precisa dessa parceria com a comunidade. A gente incentiva a todos que entrem em contato através do 0800 e que informe o endereço correto. Por meio desse auxílio, 29 mil pontos de luz já foram restabelecidos em Ilhéus, com a instalação de novas lâmpadas”.

Para acessar o serviço para substituição de lâmpadas ou de braços quebrados dos postes de luz, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Atendimento com ligação gratuita por meio do número 0800 721 0112, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 14h.

A Ghia Engenharia, empresa responsável pelos serviços, explica que o procedimento para o serviço é bem simples. O cidadão ao ligar para o 0800, relatará a falta de iluminação em poste existente, informará o número de contato, endereço e o código do poste, afixado numa placa e que começa sempre com a letra G. Posteriormente, o atendimento gerará um número de protocolo que é repassado ao usuário.

A prestadora do serviço tem um prazo limite de dois dias úteis para substituir a lâmpada queimada. Caso seja necessária a substituição do braço para luminária, o tempo limite pode aumentar para quatro dias.

Caso seja necessária a substituição do poste, o usuário pode informar por meio do Disk Luz – que realizará a comunicação à Coelba – ou realizar o requerimento diretamente junto à concessionária do serviço de iluminação pública, a responsável pela substituição do equipamento.

Solicitação de iluminação pública – De acordo com o chefe de divisão de serviços públicos da Secsurb, Alan Nascimento, os cidadãos que desejarem solicitar a implantação do serviço de posteamento para iluminação pública em determinada localidade, caso haja disponibilidade do serviço de energia elétrica, podem fazer mediante solicitação direta junto à Coelba, responsável pela concessão de iluminação pública.

Porém, a rua que possui disponibilidade da rede de energia elétrica e o serviço de posteamento, se o(s) poste (s) estiver(em) sem o braço de iluminação, este pode ser solicitado mediante requerimento via protocolo no Anexo da Prefeitura de Ilhéus, endereçado à Secretaria de Serviços Urbanos. Com a apresentação da cópia do comprovante de residência, documento de identificação do mesmo titular e preenchimento do requerimento de solicitação, será aberto um processo administrativo. A Secsurb, mediante análise e verificação da pertinência do pedido, emitirá resposta com a medida adotada, seja para indeferimento fundamentado ou procedência do pedido, com o encaminhamento de equipe no local para a realização do serviço.