Divulgação

Durante todo o sábado (15), moradores e turistas de Ilhéus, no sul do Estado, puderam se divertir e acompanhar disputas dos torneios esportivos de Surf, Stand up Paddle, Futevôlei e Beach Soccer. As ações fazem parte da programação do Projeto Verão Costa a Costa, que acontece até amanhã (16), na praia Costa do Cacau, no Jardim Atlântico, das 8h às 17h.

Além das atividades de esporte e aventura, a iniciativa conta com apresentações musicais da banda Chicafé e do cantor Junior Santê, que fazem novamente o encerramento do primeiro dia do evento e das bandas Papazoni e Os Barões, que se apresentam às 16h, do domingo, fechando com muito swing e energia a terceira etapa do projeto.

Entre os visitantes que se divertiram na manhã de hoje estavam o estudante Ybrahim Mota, de 13 anos. Veranista em Ilhéus, o garoto, do município de Ibirataia, falou sobre a sua alegria de participar do projeto e brincar pela primeira vez em equipamentos como o bungee trampolin e o giromaster. “Evento muito legal, mais ainda por ser gratuito, o que possibilita que todo mundo possa aproveitar”, disse.

Para o secretário Davidson Magalhães, da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que junto à Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) realizam o projeto, o Verão Costa a Costa chega em sua terceira etapa, aqui em Ilhéus, cada fez mais consolidado e alcançando seu objetivo,  que é o fortalecimento do esporte e da economia local, por meio das feiras de economia solidária e do  artesanato.

Em um balanço sobre as três etapas realizadas até aqui, o projeto passou por Alcobaça e Porto Seguro, antes de chegar a Ilhéus, o gestor da Federação do Esporte Amador da Bahia (Unisport), José Sandes Filho, afirmou que o saldo vem sendo positivo. “Um grande evento, espero que amanhã o público compareça em maior número, assim como vem acontecendo nos outros municípios”, disse. Sandes Filho falou ainda sobre a capacidade de adaptação do Verão Costa a Costa à cultura local: “Percebemos que cada uma dessas três cidades tem uma cultura diferente e com isso vamos adaptando a nossa programação, para que o projeto atinja cada vez mais o público e os atletas tanto das cidades sedes, quanto das suas circunvizinhas”, afirmou.

“A gente fica feliz com essa parceria do Município de Ilhéus com o Governo do Estado. Com a união, dá pra se fazer o Projeto Verão Costa Costa. Ilhéus não poderia estar fora disso na promoção do turismo, desenvolvimento econômico, emprego e renda. Com esse sol maravilhoso, essa praia linda de Ilhéus, essa estrutura montada, a parceria só tem que dar certo. Por isso que a gente fala, ‘orgulho no peito, esporte e turismo nas ruas’”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

ARTESANATO

Cerca de 60 artesãos receberam hoje, na feira de artesanato montada no Verão Costa a Costa, a carteira nacional de artesão, que dá a eles, entre outros benefícios, o direito de expor seus trabalhos em feiras e praças de todo o território nacional e isenção de impostos sobre a importação dos seus produtos.

Entre as pessoas que receberam o documento, estava a artesã Nadja Rodrigues, representante da AIArt – Associação dos Artesões de Itabuna. “Estava ansiosa por essa carteira, não só eu, mas todos os meus colegas da associação, pois agora poderemos por as nossas barracas e participar de feiras em todo o Brasil. Sem essa carteira a fiscalização das cidades nos proíbem de expor os nossos trabalhos, por isso, ela muito bem vinda para todos nós”, comemora.

“O Verão Costa a Costa e reúne o trabalho de artesãos e de empreendimentos da economia solidária, gerando visibilidade, renda e dando protagonismo a estes atores para que, juntos, possamos fortalecer esses segmentos em nosso estado”, afirma Davidson Magalhães.