Programação do Carnaval de Ilhéus na Zona Sul promete muita folia

A festa momesca chegou mais cedo em Ilhéus. O Carnaval do Povo começa neste sábado (15) com os blocos de rua Muringuetes, no Pontal, e Vaca das Divinas Tretas, na Sapetinga, zona sul da cidade. Já o tradicional Chapi Chapi, que reúne 33 anos de história, concentra amanhã, domingo (16), na Praça Santa Rita com saída às 15h, com a banda Abdias e a alegria do público no Alto dos Carilos, bairro da Conquista. A expectativa para os blocos espontâneos e a criatividade dos foliões é grande. Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, blocos tradicionais e a população curtem e protagonizam o Carnaval do Povo, uma das maiores manifestações culturais da cidade. 

A programação está recheada com opções para todo tipo de público. Os bloquinhos de rua, cada vez mais ganham espaço, movimentam o turismo e a economia local. Hoje (15), a diversão começa nesta tarde com o bloco As Muringuetes, que teve o local da concentração alterado. Os homens vestidos em hilários trajes femininos se reunirão na Praça do Pontal ao invés de em frente ao Larika, conforme informações atualizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). A atração da banda Abdias fará a animação da turma, que deve iniciar a saída a partir das 15h, esquentando o clima das principais ruas da zona sul.

Neste mesmo sábado, o bloco Vaca das Divinas Tretas, às 15h, se concentra na Sapetinga, com desfile em direção ao Pontal.

Amanhã, será a vez do tradicional bloco Chapi Chapi desfilar no Alto dos Carilos, bairro da Conquista. A turma fará a animação com o mini trio embalado pelo agito da banda Abdias.

Serão mais de 20 blocos e eventos para embalar os foliões no Carnaval do Povo, com circuitos também na Zona Sul e Avenida Soares Lopes. A Prefeitura disponibilizou dois mini trios na Avenida Soares Lopes à disposição dos blocos, bem como vai garantir aos ilheenses e turistas serviços essenciais de saúde, trânsito e segurança, durante o período festivo.

Programação do Carnaval do Povo – De 21 a 25 de fevereiro, Ilhéus ferve. Alguns circuitos mais antigos resistem ao tempo e se consolidam, como é o caso do Bar do Jorginho, no Pontal, conhecido como reduto carnavalesco, que contará com uma estrutura de palco para apresentações de bandas ao som das tradicionais marchinhas e apresentações musicais.

Na sexta-feira do dia 21 de fevereiro, o tradicional bloco Zé Pereira terá concentração às 19h no Bar do Jorginho com a banda flor do Caribe. A saída do bloco será meia noite em ponto na abertura oficial do Carnaval do Povo.

No sábado (22), o bloco Parados na Praça começa a animação na Praça do Pontal, a partir das 15h, seguido do Unidos da Tijuca, que desfilará até o dia 25 a partir das 18h, e Adecopa, com concentração às 19h na Praça do Pontal. Às 20h, no bar do Jorginho, terá a apresentação de Bárbara Show.

No mesmo dia, no bairro Hernani Sá, o filantrópico bloco da Família abrirá os festejos no bairro com concentração às 17h na praça principal, com saída às 18h30min ao som das bandas Alana Lima, Nego e o Grupo DNA. Às 19h30 do sábado, será a vez do bloco Soberanas do Salto, seguido pelo desfile do bloco Curupanga às 21h, também no Hernani Sá.

Na Avenida Soares Lopes, os blocos carnavalescos independentes que se credenciaram junto à Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) vão desfilar de forma espontânea, dos dias 22 a 25 de fevereiro. No sábado (22), o circuito na avenida vai abrir às 17h, com desfile dos blocos As Super Poderosas, 18h Me Abraça e Me Beija, 19h30 As Thi Aguetes e arrastão do Deboche. A Secult informa que o horário do circuito precisou ser postergado para as 17h em razão do encontro Feira das Nações, que acontece no período da tarde.

No domingo, dia 23, a programação começa com o bloco Parados na Praça, do Pontal. Às 16h, a programação segue com a lavagem do Bar do Jorginho no bairro, com o som de Karine Gomes. No Hernani Sá, o agito começa às 17h com o bloco Pirulito. Já às 18h30min é a vez do Bloco Traknagem descer a avenida Silvio Silva. O bloco Suingueira segue com a festa no Hernani Sá às 20h30.

Na segunda (24), às 15h, o Pontal recebe o bloco Seca Copos, que sairá pelas ruas puxando a galera com a charanga. Já às 16h tem o bloco Os Mascarados nas ruas do bairro. O grito de carnaval será às 19h no Pontal no estilo dos antigos carnavais, com o grupo Nova Geração.

Na Soares Lopes, a folia da avenida no dia 24 fica por conta do bloco Me Abraça e Me Beija, às 16h.

No circuito do Hernani Sá, a segunda de carnaval começa às 18h com o bloco Amantes do Samba, seguido pelo bloco Pipoca às 20h, ao encerrar a festa momesca de 2020 no bairro.

Na terça-feira de Carnaval, o dia 25 começa às 15h com o bloco Os Travestidos, na Avenida Soares Lopes, e, o bloco Afro Dilazenze desfila a partir das 18h no circuito. Já no Pontal, a festa começa às 16h com atração Paulinho Xoxô no Bar do Jorginho, no último dia da folia.

Circuitos diversos – Outros circuitos acontecem em outras localidades na cidade de Ilhéus, como no Jóia do Atlântico, na comunidade do Rio do Engenho e na zona norte. Confira a relação dos demais blocos: Folia de Carnaval, Caldeirão do Engenho Folia, Associação dos Moradores do Jóia, Galera Zona Norte, bloco Caminho de Casa, animam no sábado (22). No domingo (23), desfilam novamente o Caldeirão do Engenho Folia e Associação dos Moradores do Jóia. Também desfila o bloco Caras de Saia, bloco da Família Cruz, bloco do Carnaval lava Jato, além do agito do Juerana Folia 2020 e do bloco Ponta da Tulha. Na segunda-feira (24), bloco Sol e Mar Com Cerveja, Associação de Moradores do Jóia e o bloco Perereca.Com. Segue animação do Juerana Folia 2020 e a alegria dos Aqui Na UTI, Amigos do Mingo e As Cretinas.

A programação encerra somente na terça-feira (25), com o bloco D’Máscaras. A Associação de Moradores do Jóia se despede da folia, assim como o evento do Juerana Folia 2020, mas tem festa com as Muquiranas da Barra. Na quarta-feira (26) ainda tem festa da Associação de Moradores do Jóia.