Divulgação

A cidade de Ilhéus será palco de atividades esportivas nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro, com o Projeto Verão Costa a Costa, que acontece no Jardim Atlântico, Costa do Cacau. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), o evento traz uma programação especial e diversificada, com várias modalidades esportivas, além de atrações musicais.

A 3ª etapa do projeto conta com o apoio da Prefeitura, que disponibilizará a estrutura necessária para realização do evento. Os detalhes da programação esportiva foram discutidos em reunião composta pelos secretários municipais, Fábio Manzi Júnior (Cultura e Turismo); Eliane Oliveira (Educação, Esporte e Lazer); Hermano Fahning (Serviços Urbanos); o diretor de Esportes do município, Danillo Rabat, além dos representantes da Setre, o coordenador de Esportes, Gustavo Miranda e o diretor de Fomento da Sudesb, Wilton Brandão.

O prefeito Mário Alexandre celebrou a notícia ao destacar a força da parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado. “Durante a entrega do novo gramado do Estádio Mário Pessoa, conversava com o secretário Davidson Magalhães (Setre) sobre a importância de fortalecer o esporte em nossa cidade; assegurou que vai buscar recursos no intuito de auxiliar o município na recuperação do equipamento”, disse o gestor municipal.

Segundo o coordenador de Esportes da Setre, Gustavo Miranda, Ilhéus está entre as oito cidades escolhidas para receber o projeto. “Na estação mais quente do ano, o verão, começamos por Alcobaça, passando por Porto Seguro. Dentro de alguns dias chegaremos em Ilhéus, na Costa do Cacau, para realizar a terceira etapa do projeto com dois dias de atividades esportivas e atrações musicais”, explicou.

O coordenador reforçou que a proposta da iniciativa é alcançar de um extremo a outro do litoral baiano. “Daí o nome do projeto, Costa a Costa, vindo da Costa das Baleias, seguindo à Costa do Descobrimento, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Baía de Todos os Santos e Costa do Coqueiro”.

A programação especial incluirá beach soccer, futevôlei, vôlei de praia, surf, esportes radicais e de aventura,  parede de escalada, full pipe, giromaster e arvorismo. Nesta iniciativa será integrada, ainda, a III Etapa do Campeonato Baiano de Beach Soccer e Futevôlei, que terá início no evento Costa a Costa.

Na sequência, conforme o calendário do Projeto Verão Costa a Costa, receberão as demais etapas as cidades de Itacaré (7 e 8 de março); Maraú, (21 e 22 de março); Valença (4 e 5 de abril); Lauro de Freitas (18 e 19 de abril) e Salvador (25 e 26 de abril).

O evento esportivo conta com o apoio da Bahiatursa e patrocínio da Coelba, por meio do Programa de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paraolímpico (FazAtleta).

Feiras de economia solidária e com artesanato também integram a iniciativa. A Prefeitura de Ilhéus disponibilizará carro pipa, realizará toda a organização e limpeza do espaço para a realização do evento. Equipes da Secretaria de Saúde com ambulância no local e corpo técnico; da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (SUTRAM) de Ilhéus; Corpo de Salva-vidas; Marinha do Brasil, Guarda Civil Municipal e policiamento da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) da Bahia integrarão a estrutura.