WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coronavirus 155 Neste site
fevereiro 2020
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829









APÓS ENQUETE, GOVERNADOR SUGERE NOME DA NOVA PONTE DO PONTAL

Governador sugere nome para nova ponte de Ilhéus

Depois de receber uma lista tríplice com os nomes mais votados pela população por meio do programa de rádio do jornalista Vila Nova e o portal O Tabuleiro, o governador Rui Costa sugeriu que a nova ponte do Pontal seja batizada de Jorge Amado. A escolha do chefe do executivo baiano, no entanto, ainda será submetida à aprovação dos deputados estaduais em votação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Os outros dois nomes mais votados e encaminhados ao governador foram Altamiro Viana, profissional de comunicação que marcou época em Ilhéus e região, e Gabriela, uma das obras mais importantes do escritor baiano.

Um dos idealizadores da enquete, o deputado estadual Eduardo Salles salienta a importância da participação popular na sugestão dos nomes à primeira ponte estaiada da Bahia. “Nosso objetivo era dar voz aos moradores de Ilhéus e região para que o governador pudesse escolher”, explica o parlamentar.

Nesta quarta-feira (5/2) Eduardo Salles protocolou na ALBA o projeto de lei para batizar a ponte com o nome do escritor nascido em Ilhéus. O documento foi subscrito pelo deputado Rosemberg Pinto, que tem representação política no município e participou da sugestão da enquete.

“Reconheço a importância de homenagear o saudoso Altamiro Viana e outras personalidades do sul da Bahia, mas Jorge Amado é um nome reconhecido internacionalmente e que retratou em sua obra a cultura, a economia e a política de Ilhéus do início do século passado, projetando o município para o mundo”, justifica Eduardo Salles.

“Parabenizo o governador e o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, por, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pela crise econômica, entregarem uma obra fundamental à mobilidade de Ilhéus e todo o sul da Bahia”, acrescenta o deputado.

A nova ponte do Pontal deve ser entregue pelo governo estadual ainda no primeiro semestre de 2020. “Lembro que essa luta é antiga e as diversas vezes que estive com o então prefeito Jabes Ribeiro e o então vice-prefeito Cacá Colchões em reuniões com o governador e Marcus Cavalcanti para conseguirmos transformar essa ponte em realidade”, relembra Eduardo Salles.

12 respostas para “APÓS ENQUETE, GOVERNADOR SUGERE NOME DA NOVA PONTE DO PONTAL”

  • Jair Bolsonaro says:

    Sugestão: Ponte Presidente Bolsonaro.

  • Parabenizo a cidade de Ilhéus pela nova ponte.
    Deixo aqui minha perplexidade com a falta de criatividade dos baianos.
    A cidade já tem, Rua Jorge Amado, Estrada Ilhéus-Itabuna Jorge Amado, Aeroporto Jorge Amado, chega não mesmo???
    Sabemos da importância que foi este escritor nascido em FERRADAS, e não em Ilhéus, pela sua tão extensa obra, muito na cidade lembra sua obra Gabriela além desses exemplos que citei.
    Acho que existem cidadãos Ilheenses, figuras icônicas da historia da cidade, que merecem também uma homenagem, Sá Barreto é um deles, Dom Eduardo, Misael Tavares, Monsenhor Barreto ou o nome do próprio padroeiro São Jorge do Ilhéus, que tal?
    A cidade de Ilhéus vem a tempos caindo na mesmice de explorar as obras de Jorge Amado, ou seu nome em apelos turísticos, precisa inovar, reinventar para agregar à esses apelos.
    Bom, espero ter contribuído de alguma forma, gosto muito de Ilhéus, acompanho as noticias da cidade mesmo de longe.
    Um abraço à todos os Ilheenses e mais uma vez, parabéns pela nova ponte.

    • Fabil says:

      Até que fim um comentário lúcido – do Sr Francisco Alexandre – que remete um debate no campo da ideias, trazendo luz a um tema que precisa realmente ser revisto… ratifico a breve análise, principalmente não afastando a importância que teve o escritor para a região, mas chegou a hora de darmos passos a frente e deixarmos de olhar pelo retrovisor!

  • Anônimo says:

    É justo o nome ser ponte: JORGE AMADO pela sua contribuição grandiosa a nossa cidade e por ter sido morador e apaixonado por Ilhéus, sendo pessoa íntegra, culta e excepcional, sempre procurou a grandeza de nossa cidade, e evolução municipal. Por isso devemos muito a ele. A homenagem e justa por merecer. Abraço.

  • Sabemos da importância e crescimento para nossa cidade as contribuições de Jorge Amado, mas enchegando claramente esse mérito da ponte devemos a Rui Costa sem ele essa ponte não teria êxito,uma tão importância p Ilheus, vamos retribuir e dar ao seu nome essa ponte de: Rui Costa e na certeza que dias melhores virão p Ilheus. Concordam?

  • CRISTIANO J. A MAGALHÃES says:

    SUGERIR O NOME JORGE AMADO PARA A NOVA PONTE DE ILHÉUS, NO MINIMO É FALTA DE CRIATIVIDADE (CÓPIA E COLA). DEVERIAMOS DEIXAR ESSA HONRA PARA OS MORADORES DA ZONA SUL, QUE HÁ MUITOS ANOS VEM SOFRENDO COM O CAOS NO TRÃNSITO. A NIVEL DE COMHECIMENTO, O ESCRITOR J.A. NASCEU EM FERRADAS QUANDO AINDA ITABUNA NÃO ERA EMANCIPADA, OU SERÁ QUE NÃO JÁ ESQUECERAM QUE A LINDA PRINCESINHA DO SUL, TAMBÉM UM DIA NA HISTÓRIA DO BRASIL COLONIA, ELA JA FOI CAPITANIA HEREDITÁRIA.
    EU SOU NASCIDO, CRIADO E AINDA MORO NA ZONA SUL, ME SINTO NO DIREITO E NA OBRIGAÇÃO DE SUGERIR UM NOME PARA A NOVA PONTE. CAMINHO DO CRISTO.

    • Francisco Alexandre Rosa says:

      Concordo com o Cristiano J.A. Magalhães, muita falta de criatividade, parece que só exitiu Jorge Amado em Ilhéus!!!Já mencionei em meu comentário anterior, existe o Aeroporto, estrada Ilhéus-Itabuna e uma rua com seu nome,tá bom demais!!!!…ainda sem citar aqui os apelos dos estabelecimentos comerciais com nome de personagens de seus livros.
      Sugerir o nome do Governador, pior ainda, total falta de ética dar o nome do politico ainda em cumprimento de mandato, ele está governador, ele não faz caridade nenhuma com Ilhéus, ele simplesmente tem nas mãos o dinheiro dos impostos para trabalhar em beneficio do povo baiano, essa nova ponte é necessidade antiga de Ilhéus,sem falar que em breve ele deixará esse cargo de governador.
      A cidade de Ilhéus merece uma nova ponte com nome de uma importante personalidade que tem história longa com a cidade.

  • Junior says:

    É verdade, chega de falta de criatividade, homenagem a gente tem que fazer em vida e não depois de morto. Sei da relevância do nome Jorge Amado. Mas na minha opinião o nome da ponte deve ser Ponte Cristo Redentor. Não só pela recepção a praia com o monumento, mas esse homem deu a vida por nós e muitos ainda e alatm mais.o home carnal do que o nosso salvador Jesus.

  • Junior says:

    Sim. Muito bom.

Deixe seu comentário



dom eduardo

lm mudancas













WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia