Divulgação

Dezenas de animais, entre cães e gatos que receberam tratamento e cuidados veterinários estarão em busca de um lar na Feira de Adoção de Animais deste domingo (2), na Praça São João Batista, no bairro Pontal, das 10h às 16h. A realização é do Instituto Planeta dos Bichos com o apoio da Prefeitura de Ilhéus. No dia, haverá uma vitrine com venda de acessórios, camisas e caminhas.

A Presidente do Instituto Planeta dos Bichos, Maria da Conceição Barbosa (Ceiça), explica que os animais são resgatados pela ONG, e para garantir que os pets tenham qualidade de vida é preciso muito trabalho e dinheiro para pagar as despesas. “Para isso, a entidade pede que a sociedade ilheense ajude a causa, seja adotando um animal doméstico, doando seu tempo ou doando algum recurso”, disse.

Adoção de felinos – A coordenação do evento salientou que a feira é direcionada à cães. No entanto, os felinos são recebidos apenas para doação, e, por isso, não são castrados. “Estamos planejando uma feira dedicada exclusivamente aos felinos (gatos), prevista para ocorrer no próximo dia 16 de fevereiro com local e hora a serem definidos”, adiantou Ceiça.

Parcerias – Nos últimos meses um conjunto de ações trouxeram resultados significativos, graças a um programa gestor elaborado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus, parceira da ONG, que objetiva, principalmente, favorecer o prolongamento da vida desses animais, maior oferta da saúde com qualidade, além de amenizar a realidade histórica vivida no município.

As ações desenvolvidas pelo CCZ vão desde a captura dos animais até a esterilização, possíveis graças à parceria com o Instituto Planeta dos Bichos e também do apoio das protetoras, voluntárias que atuam para oferecer lares temporários a estes animais. Os serviços são oferecidos à população gratuitamente.