Funcionamento da Policlínica Regional amplia atendimento do SUS em Ilhéus

Inaugurada em setembro de 2019, a Policlínica Regional de Saúde, situada no município de Itabuna, tem dinamizado a oferta de atendimentos e serviços para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Ilhéus. Com dois micro-ônibus e uma ambulância para atender a demanda ilheense, a Policlínica, conquistada pela parceria do Estado com o município de Ilhéus, integra o consórcio intermunicipal junto a outras 28 cidades.

Com vinte consultórios para atendimento nas especialidades de Angiologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Cardiologia Clínica, Ortopedia, Oftalmologia, Neurologia, Dermatologia, Urologia, Endocrinologia e Otorrinolaringologia, a Policlínica Regional de Saúde funciona das 7h às 18h, em Itabuna.  Também são ofertados serviços na Sala de Pé Diabético e de observação pós-procedimentos e exames; coleta para exames laboratoriais de análises clínicas; e procedimentos especiais (biópsias).

O secretário de saúde do município de Ilhéus, Geraldo Magela, destaca que a parceria com o governo baiano estimula a gestão estratégica. “O prefeito Mário Alexandre, firma parcerias que viabilizam o acesso da população aos serviços do SUS, por meio de ações, visando fortalecer o sistema público de saúde”, enfatiza Magela.

De acordo com o Supervisor da Central de Regulação do município, Fábio Mantena, a iniciativa também agrega um valor social, visto que oferta serviço de transporte aos pacientes que residem em localidades mais distantes da sede, e que não possuem condições financeiras para arcar com os custos do deslocamento.

Para acessar o serviço, o usuário ilheense deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à sua residência para a marcação de consulta e exames, com exceção das pessoas que residem na zona rural e nos distritos, que devem realizar a marcação excepcionalmente na Central de Regulação.

Os dois micro-ônibus adquiridos pelo consórcio realizam o translado dos pacientes diariamente, às 6h30 e às 11h30. O embarque dos moradores da zona rural é feito em um ponto em comum, informado previamente. Na zona urbana, o ponto de encontro acontece no Palácio Paranaguá, no Centro.

Serviços – De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a unidade realiza uma média mensal de 3.342 exames e 4.312 consultas, ofertando exames de Ressonância Magnética (sem e com contraste); Tomografia computadorizada (sem contraste, com contraste e com sedação); Mamografia; Raio X mais de 500mA (CR); Ultrassonografia Geral e Vascular; Colonoscopia; Endoscopia Digestiva; Teste Ergométrico; Eletrocardiograma (ECG); entre outros.