As listas de viagem para 2019 são tentadoras. Com a chegada do verão, uma diversidade de oferta de destinos nacionais invade o ranking de opções, e Ilhéus, no Sul do Bahia, também se reafirma como um dos destinos mais procurados. O último boletim de balneabilidade emitido pelo INEMA revelou a situação da qualidade da água, em decorrência do derramamento de óleo na costa do Nordeste. A notícia de que as praias estão regulares e próprias para o banho alegrou e o destino de natureza integra a cidade na rota das emoções.

Para comprovar os resultados, a metodologia de análise das amostras seguiu as recomendações do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. As ações preventivas de combate às manchas de óleo deram certo, graças ao enfrentamento da situação. A Prefeitura, juntamente à Marinha, Corpo de Bombeiros Militar e órgãos ambientais, reuniu forças militares e técnicos com a participação de centena de voluntários para atuarem na limpeza das praias.

Desde as notícias sobre a chegada do óleo ao litoral baiano, o setor hoteleiro negou impacto e manteve receptivo para o verão. A movimentação nas estradas, rodoviária e aeroporto aumentou consideravelmente. De acordo com levantamento, o setor já registra 100% de ocupação e leva em conta hotéis e outros meios de hospedagem que somam nove mil leitos disponíveis. O planejamento prévio serviu para alavancar a economia superando as expectativas dos empresários.

Mapa do Turismo – Ilhéus integra o Mapa Nacional do Turismo Brasileiro, de 2019-2021 do Ministério do Turismo (MTur). A Princesinha do Sul, como é conhecida, foi elevada à categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Durante o verão, o município recebe incremento da geração de renda, com fabricação de artesanato e do processo de ampliação das opções de lazer na região.

Considerada por especialistas como um dos melhores destinos de negócio, gastronomia e entretenimento no Brasil, Ilhéus oferece aos visitantes passeios no Centro Histórico, fazendas de cacau, mirantes e tour em praias paradisíacas, um dos destinos favoritos desse roteiro. O cacau e o chocolate estão na moda e verticalizam a produção. Ao todo, Ilhéus possui 75 quilômetros de litoral, o maior do estado, e é classificada a quinta cidade com maior fluxo na Bahia para o turista internacional.