Confira os feriados e feriadões de 2020.

O calendário de 2020 terá 9 feriados nacionais, sem contar os feriados estaduais e municipais como o do Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades. Destes, seis serão prolongados – isto é, vão cair em segundas ou sextas-feiras, e ‘emendar’ com o final de semana. Só um deles vai cair em um final de semana: 15 de novembro, Proclamação da República, cai em um domingo.

Dos feriados municipais de Ilhéus, apenas um cairá durante a semana e poderá virar feriadão, no dia 23 de abril se comemora o dia de São Jorge, padroeiro da cidade, que cairá em uma quinta-feira podendo emendar com o final de semana ou com o feriado de Tiradentes, dia 21. Outros dois feriados municipais cairão no final de semana, o dia 28 de junho, aniversário de Ilhéus, cairá em um domingo e enquanto isso o dia 15 de agosto, dia da padroeira Nossa Senhora da Vitória, cairá em um sábado.   O segundo semestre será mais farto: serão quatro feriados prolongados, contra apenas dois entre janeiro e junho. Neste calendário ainda pode ser inserido a independência da Bahia, no dia 2 de Julho, acontecendo numa quinta-feira.

Diferente do que muita gente pensa, Carnaval e Corpus Christi não são feriados nacionais. As duas datas costumam ser consideradas ponto facultativo no serviço público federal, e são feriados estaduais ou municipais em muitos locais.

Assim, quem gozar dessas datas, terá dois feriados a mais: 25 de fevereiro (Carnaval, terça-feira) e 11 de junho (Corpus Christi, quinta-feira). E quem puder emendar essas datas vai acabar com mais dois ‘feriadões’ prolongados: de 22 a 25 de fevereiro (Carnaval), e de 11 a 14 de junho (Corpus Christi).