Divulgação

Trabalhadores da limpeza pública de Ilhéus, paralisaram as atividades nesta segunda-feira (16). Por causa disso, não houve coleta de lixo nas ruas e na praia da cidade.

De acordo com a coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio e Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas do sul e extremo sul da Bahia (Sindilimp), a paralisação é um protesto por melhorias de condições de trabalho da categoria, que é terceirizada.

O Sindilimp informou que faltam itens como papel higiênico, copo descartável e protetor solar. Cerca de 80 funcionários aderiram à paralisação e estão na sede da empresa, que fica na rodovia Ilhéus/Uruçuça perto da Joanes.

Por meio de nota, a Secretaria de Serviços Urbanos do Município de Ilhéus informou que o motivo da paralisação está em discussão entre o sindicato e a direção da empresa.

A secretaria disse ainda que vai notificar a empresa responsável pelos contratos, para que ela preste esclarecimento sobre as demandas levantadas pela categoria. Não há previsão de quando os funcionários vão voltar ao trabalho.

RESPOSTA DO GOVERNO

A Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos do Município de Ilhéus informou, inicialmente, que mantém em dia o pagamento dos serviços de coleta de resíduos sólidos na cidade, realizados pela empresa CTA. No entanto, salienta que a interrupção momentânea das atividades iniciada no final da manhã desta segunda-feira (16), teve a ver com as condições de trabalho denunciadas pelos colaboradores e que o assunto está em discussão entre a direção da empresa e o sindicado, o SINDILIMP.

Com o objetivo de resolver a situação, a Prefeitura irá notificar a CTA, e rever as condições contratuais entre as partes, a fim de que os serviços sejam retomados sem prejuízos à população, e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos, e garante que está trabalhando para que todas as questões sejam sanadas de forma legal, ou seja, dentro do que prescreve a legislação, para que o serviço à população continue sendo prestado com qualidade e o Governo Municipal siga realizando seu trabalho de maneira transparente.