Em resposta à população ilheense sobre um vídeo que circulou nas redes sociais no último final de semana, que mostra o lançamento de esgoto na Praia Sul, a Prefeitura Municipal, esclarece que o local possui uma rede de drenagem pluvial, cujo equipamento recebeu, com o passar dos anos, inúmeras ligações clandestinas de esgoto doméstico, de maneira que a área se tornou inóspita.

Imagem feita antes dos serviços da rede de drenagem em local próximo ao Hotel Praia do Sol,

Foi autorizado ao empreendimento realizar as obras de canalização. Os serviços foram concluídos. Nas imagens, o antes e o depois. O secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Átila Docio e a superintendente do Meio Ambiente e Urbanismo, Joélia Sampaio, estiveram ao local para constatar os fatos. Os responsáveis pelo empreendimento também compareceram. Confira as imagens do antes e do depois.

Imagem feita depois dos serviços da rede de drenagem em local próximo ao Hotel Praia do Sol 2

De acordo com um relato de uma empresária do setor hoteleiro, há 40 anos aproximadamente, o lugar possuía um rio, que com o passar do tempo e com o surgimento de habitações, principalmente na região do bairro Nelson Costa e adjacências, o pequeno rio foi resumido a uma rede de drenagem para comportar a passagem das águas das chuvas.

Esgoto no Nelson Costa – Na última semana houve um extravasamento de esgoto na Avenida Lótus, no bairro Nelson Costa, que atende entre os números 0 e 100. Um grande volume de água causou transtornos à população que reside e trafega pela via. Em atenção ao caso, a Prefeitura notificou e acionou a Embasa que prontamente foi ao local na última sexta-feira (25). O problema já foi solucionado, veja nas imagens.

Em nota, a Embasa informa que foi dado tratamento às demandas de manutenção na rede coletora sob sua responsabilidade. A Prefeitura, por meio dos órgãos responsáveis estará se reunindo com o Ministério Público e a Embasa para relatar outras situações que ocorrem no município, principalmente na zona sul. Em tempo, entende que para a solução do problema é necessário por em prática o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).