Na próxima segunda-feira (14), às 8h, a Junta Militar de Ilhéus realiza a Cerimônia de Compromisso e Juramento à Bandeira, no Ginásio de Esportes. O ato tem como objetivo, a entrega dos Certificados de Dispensa e Incorporação dos nascidos em 2001, que desobrigam os rapazes a servirem o Exército Nacional. Mesmo dispensados, os jovens assumem o compromisso de permanecer à disposição do Exército Nacional, em casos de convocações emergenciais.

Adailson Ricardo, secretário da Junta do Serviço Militar, informou que, ao todo, 400 dispensados receberão os certificados. Disse ainda que o órgão inscreveu, de janeiro a junho, uma média de três mil jovens. “Uma solenidade especial que contará com a presença do prefeito Mário Alexandre, autoridades municipais e militares”. O evento é também destinado aos familiares ou amigos dos dispensados, que quiserem participar da Cerimônia.

Compromisso e Juramento – O Juramento à Bandeira, seguido do Hino Nacional, é uma maneira dos dispensados jurarem honra e defender a Pátria com sua própria vida – é um ato de cidadania e compromisso. Aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público e se matricular em faculdades, entre outras sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar. O Serviço Militar no Brasil é prestado dos 18 aos 45 anos.