Divulgação

No próximo domingo (6) tem eleição para escolher os novos Conselheiros Tutelares. A votação acontece das 8 às 17h. Todos os eleitores podem participar e escolher as pessoas que vão ajudar proteger as crianças e adolescentes nas cidades. Ao todo, são 34 candidatos em Ilhéus. O Ministério Público Estadual é responsável pela fiscalização de todo o processo.

A Justiça Eleitoral vai emprestar 24 urnas eletrônicas, inserir os dados nas urnas e indicou os profissionais que foram contratados pelo CMDCA para atuar como técnicos de urna no dia da votação. Vale ressaltar que o eleitor só poderá votar em apenas um candidato. 

Eleitores com iniciais de A a L, votam na escola Heitor Dias. Já os eleitores com iniciais de M a P, votam no Centro Estadual De Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (Ceamev). Eleitores com iniciais de R a Z, votam no Perpétua Marques. Estas instituições ficam localizadas na Avenida Canavieiras. 

Como votar – Para votar, o eleitor deverá levar título eleitoral e documento de identificação com foto. O Conselho Tutelar foi criado conjuntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. O CMDCA é o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente e deve ser estabelecido por lei municipal que determine seu funcionamento tendo em vista os artigos 131 a 140 do ECA.