A segunda edição do Simpósio e Campeonato de Salvamento Aquático reuniu nos dias 19 e 20 de setembro, em Ilhéus, cerca de 310 atletas da região e de várias partes do Brasil, divididos em 22 equipes, para fazer um dos maiores eventos da categoria no País, segundo opinião dos profissionais que lidam com salvamento aquático. Entre o Teatro Municipal e a Praia do Cristo, a programação concentrou uma multidão em clima de festa e prevenção.

Durante os dias de evento, participantes e convidados curtiram um cardápio de atrações culturais. Os grupos Tribo Unida de Capoeira e CT Selva Jiu-jitsu fizeram apresentações especiais. A plateia esteve animada com a música de Cláudio MPB, Deivid Pato Pago Funk e Fabinho o Cowboy Apaixonado, que deram conta do recado. A iniciativa teve o apoio da Polícia Militar, Sutram e Corpo de Bombeiros Militar.

Resgate Aquático, Salvamento Aquático Desportivo, Semana Latina Americana e Educar para não afogar (Sobrasa), Jiu Jitsu Aquático (Salvamar), Salvamento em Altura (BC), Surf Lifesaving Club, Regulamento Municipal (Sinsepi), Atendimento ao Afogado (AL Master) e a importância do SAMU192 (Ovace), foram temas abordados no evento. Houve transmissão ao vivo pelas redes sociais da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

O organizador Domingos Madureira ressaltou que o evento atingiu seu objetivo. Na sua visão, a unificação das estratégias elaboradas na Bahia e em todo o Brasil serviu para agregar as principais instituições que lidam com o salvamento aquático. “Teoria e técnica disseminados em dois momentos especiais, tanto no simpósio quanto no campeonato. Corpo de Bombeiros Militar, Corpo de Salva-vidas, SAMU192 e muitas outras instituições envolvidas na segurança aquática”.

Camaçari, Lauro de Freitas, Cairu, Morro de São Paulo, Salvador, Itacaré, Canavieiras, Madre de Deus, Rio de Janeiro e São Paulo foram algumas das cidades participantes. Outras corporações militares integraram a iniciativa, entre elas, o 13º GBM de Salvador, 4º GBM de Itabuna, 7º GBM de Vitória da Conquista e 5º GBM de Ilhéus.

Resultado masculino – na modalidade aquatholon, os vencedores foram: Jardiel Neto (1º lugar-SALVAMAR), seguido de Jardiel Filho (2º lugar- SALVAMAR) e Victor Simões (3º lugar-Lauro de Freitas). No local, provas de resgate no mar com flutuante e nadadeira, onde os competidores foram desafiados com técnicas de salvamento com pranchão e corrida a nadadeira e surf. Acompanhe aqui o resultado das outras modalidades.