Profissionais da Educação Infantil de Ilhéus participam de formação continuada

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) realizou uma capacitação continuada em rede para professores da Educação Infantil, no auditório do Centro Administrativo, bairro da Conquista, na última terça-feira (27). As formações têm a parceria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e visam elaborar um documento que oriente didaticamente os docentes no trabalho sobre as questões étnico-raciais em sala de aula.

Povos indígenas e seus saberes foi o tema abordado no encontro, ministrado pelo professor Casé Angatu Xucuru Tupinambá. O professor compartilhou as suas experiências e apresentou a Lei nº 11.645/08, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e torna obrigatório no currículo oficial da rede de ensino a temática sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena. As formações são organizadas pela professora Mariângela Bahia e acontecerão até o final do ano.

De acordo com a titular da Seduc, Eliane Oliveira, a formação continuada capacita os docentes e os gestores para que discutam além das perspectivas pedagógicas, propostas para fortalecer o vínculo entre os professores e a comunidade escolar. “Por meio desta formação articulamos prática e teoria, favorecendo a criação de um ambiente de aprendizagem, responsável por reconhecer o papel dos professores no processo de construção do conhecimento científico e pedagógico”, ressaltou.