A programação aberta ao público que inclui arte, poesia, artesanato, teatro, música e dança em memória da vida e obra do escritor baiano Jorge Amado começou nesta quinta-feira (8). Promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult), a comemoração foi aberta com visitação guiada ao Museu Casa Jorge Amado e ao Teatro Municipal de Ilhéus (TMI).

Na sexta-feira (9), o público contará com diversas atividades como roda de conversa e exposição de pinturas no foyer do Teatro, com a presença de escolas das redes pública e privada do município. Alunos participam ainda de um concurso de perguntas e respostas sobre as obras de Jorge. Quem responder corretamente ganhará brindes, parceria entre a Secult e os lojistas da cidade.

De acordo com a programação, uma feira com artigos do artesanato ilheense e regional está montada no quarteirão e passa a integrar as celebrações. Grupos de capoeira da cidade se apresentarão na Praça Pedro Mattos, em frente ao TMI. Já no dia 12 (segunda-feira), as escolas e núcleos de dança da cidade apresentarão seus espetáculos, às 19h, no TMI.

Ainda na segunda-feira, os grupos A-rrisca Cia de Dança, Escola de Ballet Dinâmica e Movimento, Companhia de Dança Soanne Marry, Estação da Dança e Núcleo da Dança farão uma performance dos romances de Jorge, uma releitura de Capitães de Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Gabriela Cravo e Canela, O país do Carnaval e a Bahia de Todos os Santos.

Tributo a Jorge – Abrilhantando o evento, o músico ilheense Dinho Brown se apresentará logo sexta-feira (9), às 17h, no palco montado na Praça Pedro Mattos. O público poderá apreciar o show que exibirá um reportório composto por canções autorais e músicas de renomadas feras no cenário da Música Popular Brasileira.

Programação completa

Quinta-feira (8) – 14h – Abertura da Semana Jorge Amado

8 às 18h – Visita guiada ao Museu Casa Jorge Amado e ao Teatro Municipal de Ilhéus (TMI)

Sexta-feira (9) – 17h – Tributo a Jorge Amado (em frente ao TMI)

Roda de capoeira, concurso de perguntas e respostas

Segunda-feira (12) – 19h – Apresentação das escolas de dança – TMI, A-rrisca, Cia de Dança, Escola de Ballet Dinâmica e Movimento, Companhia de Dança Soanne Marry, Estação da Dança e Núcleo da Dança.