Para se tornar um bom jogador de poker são necessárias algumas habilidades difíceis de dominar, além de muita disciplina. Não se trata apenas de uma lição para tudo na vida, mas algumas competências específicas para jogar poker podem ser aproveitadas em quase todas as tarefas ao longo da jornada das pessoas.  

A evolução da internet contribuiu bastante para o avanço de atividades de trabalho. Indústria, comércio, serviços, não importa a área. Todos os setores estão sendo impactados com os avanços da tecnologia. O mundo dos jogos online, por exemplo, teve seu caminho pavimentado a partir da disseminação do mundo virtual.

Acredita-se que os primeiros jogos cibernéticos tenham surgido no ano de 1991, quando a internet ainda engatinhava ao redor do planeta. Muito tempo depois nasceu o poker online como a 888 Poker Online que começou a conquistar tanto quem já jogava fisicamente, assim como passou a captar novos adeptos. Com o forte atrativo de poder ser jogado em qualquer lugar com internet, o poker logo se propagou de um jeito avassalador em diversos países.

Seja para praticar in loco ou virtualmente o poker exige uma série de habilidades que podem ser conquistadas e aperfeiçoadas durante o jogo. São competências, que se bem desenvolvidas, se transformam em vantagens para qualquer ser humano. Algumas delas serão citadas a seguir.

– Relacionamento

Palestrantes, empreendedores, filósofos e investidores. Todos estes e muitos outros perfis têm se apropriado do networking para crescer. Dizem que uma rede de contatos bem definida facilita o caminho para o sucesso. O ambiente digital está ajudando a acelerar o networking. Por isso, alguns enxergam no poker uma oportunidade de conhecer pessoas novas e gerar negócios. Chats, fóruns e grupos em redes sociais ligados ao poker são uma significante alternativa, inclusive para os mais introvertidos, de fomentar sua rede de relacionamento.

– Raciocínio lógico

Embora alguns indivíduos tenham dificuldades em realizar cálculos, ter um panorama, mesmo que geral da área de matemática é um benefício e tanto. Explorar probabilidades, entender cenários, se aprofundar em algoritmos são diferenciais que contribuem tanto na esfera pessoal quanto no meio profissional. O poker pode auxiliar nessa temática. Inclusive, esta habilidade do raciocínio lógico se aplica a diversas escolhas que o ser humano realiza diariamente. Por que não otimizar o dia-a-dia tomando decisões acertadas?

– Gestão de recursos

Saber atuar apenas com os recursos disponíveis é uma capacidade valiosa. No poker, esta competência serve de ensinamento para ser aplicada principalmente nos momentos mais delicados. Profissões ligadas à gestão e administração convivem frequentemente com esta máxima. Fazer mais com menos pode ser um diferencial mesmo para quem não passa por situações de escassez. Criatividade, agilidade e uma leitura técnica do momento são pontos que rodeiam a capacidade de concretizar uma gestão de recursos eficiente.

– Estratégia

O histórico mundial de guerras já comprovou que nem sempre quem tem mais recursos é que sai vitorioso. Confrontos no mundo dos esportes reafirmam que planejamento e estratégia auxiliam mesmo quem possui desvantagens. No universo do poker, isto também é uma realidade. Sendo assim, é extremamente indicado que o jogador se prepare, treine e teste e valide suas hipóteses. Apesar de cada jogo apresentar uma dinâmica diferente, é possível que se crie um jeito próprio de executar as jogadas. Assim como no poker, profissões ligadas a setores de expansão, prospecção e vendas podem tirar proveito de uma estratégia bem traçada.

– Psicologia

Nem sempre o ser humano costuma a se autoavaliar. Por isso, ainda hoje, atividades como terapia, psiquiatria, psicologia e tantas outras são um verdadeiro tabu na sociedade. A Psicologia Organizacional é um dos exemplos de como é possível obter êxito no ambiente de trabalho, ao cuidar de si. Porém é preciso ir além do objetivo de carreiras e focar no desenvolvimento pessoal. Estar em dia com a saúde mental é uma vantagem inclusive para os amantes do poker. É que o equilíbrio psicológico auxilia o indivíduo na tomada de decisão, não se deixando levar somente pelo emocional.

– Proatividade

Encontrar dentro de si motivação suficiente para superar seus adversários. Vencer os medos e crenças. Ultrapassar os próprios limites. Dar o primeiro passo. Estas são condições encontradas por pessoas proativas. Ainda que não encontre um cenário favorável o jogador proativo tem a possibilidade de colher bons frutos frente a intercorrências encontradas na partida. No meio profissional não é diferente. Traçar um futuro promissor muitas vezes depende de se antecipar, de sair da zona de conforto e só então alcançar o que estava planejado.

As habilidades adquiridas com o poker estão colocando-o no caminho para se tornar um esporte olímpico. Primeiro porque são atividades extremamente difíceis de se dominar. O segundo ponto está na complexidade de traçar uma estratégia vitoriosa diante de toda a pressão emocional de uma partida. Por último vem a competência de casar elementos técnicos, emocionais dentro de uma competição milenar e com uma audiência inigualável como as olimpíadas.