O Instituto Nossa Ilhéus (INI) realiza um saldão do primeiro lote dos equipamentos de som que estão à venda em seu site. São sons automotivos, caixas amplificadas, amplificadores e sons eletrodomésticos, resultado da parceria com o Ministério Público Estadual, por meio da assinatura do termo de parceria para alienação de bens apreendidos pela Polícia Ambiental.  Os interessados em adquirir devem acessar https://www.nossailheus.org.br/doe/lojinha/ e agendar uma visita pelo (73) 3017-1746 (terça a quinta-feira) ou 99118-0007 (whatsapp).

Apreendidos em ocorrências de poluição sonora, os equipamentos foram avaliados por especialista do próprio Ministério Público, que atestou o estado de conservação e determinou os valores para venda. De acordo com a parceria firmada, parte da venda dos equipamentos será revertida para o INI e outra parte para o Rotary Club de Ilhéus.

Com isso, a parceria permite a manutenção das atividades do Instituto, que atua há sete anos com Educação para Cidadania, Monitoramento Social e Impacto em Políticas Públicas, realizando advocacy em prol de uma região voltada para a sua vocação – capital natural, cacau, chocolate, turismo e empreendedorismo, com base na sustentabilidade. 

Vale lembrar que a apreensão da aparelhagem, multa e prisão, são penas para quem comete crime ambiental. Portanto, o limite máximo deve ser repeitado, observando a Lei 2.684/1998, que dispõe sobre o uso de música mecânica ou ao vivo em bares, restaurantes, boates e casas de diversões;  a Lei 3.510/2010, que institui o Código Ambiental do Município de Ilhéus, bem como as recomendações do MPE sobre o uso de equipamentos sonoros e automotivos, em locais e duração previamente autorizados.