A lei 4.024, de 03 de julho de 2019 foi sancionada pelo Executivo Municipal no início desta semana. O projeto de lei que foi enviado à Prefeitura de Ilhéus tinha como objetivo confirmar, alterar, denominar e atualizar os topônimos dos logradouros e praças dos bairros da cidade, das sedes distritais, área urbana isolada do distrito de Aritaguá e povoados de Ilhéus. O PL foi aprovado na 32ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Ilhéus, realizada no dia 19/06.

A partir desta lei, Ilhéus não possui mais ruas com denominação alfanumérica todas as ruas, sedes distritais e áreas urbanas isoladas estão com topônimos confirmados e atualizados.

Diversos bairros e sedes distritais, em Ilhéus, possuíam ruas sem nome, ruas identificadas por letras, números ou com nomes de pessoas vivas e outras sem qualquer identificação. Além da organização da cidade, a regularização do código postal do município vai permitir a inclusão de cidadãos nos sistemas digitais; possibilitar a abertura de empresas conforme exigência da JUCEB e o atendimento por parte dos Correios.

O vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal participou da sessão que aprovou o projeto e agradeceu à Câmara pela iniciativa e confirmou que as informações que estão no projeto vão auxiliar e complementar o Censo, que será realizado em agosto de 2020. Nazal falou da necessidade de encaminhar a atualização aos Correios para que seja feita a adequação e informou também que o Legislativo pode solicitar ao Executivo a implantação de placas em todas as ruas do município, para que moradores e turistas possam se orientar de maneira correta.