Foto – Rodrigo Macedo-SECOM

O ritmo das festividades juninas durante o mês marca as comemorações com forró, comidas típicas, brincadeiras e valorização da cultura e das tradições. Para receber o período na cidade, a Prefeitura de Ilhéus apoia iniciativas comunitárias e institucionais, que costumam reunir famílias e visitantes de diversos lugares para celebrar os festejos de São João em volta da fogueira. Ruas, avenidas, distritos e instituições montaram uma programação diversificada.

Os eventos tradicionais já tiveram início nesta quarta-feira (19), com a festa junina da APAE. Já no sábado (22), o forró acontece na Rua Monsenhor Evaristo, na Conquista, a partir das 10h da manhã. Também às 10h, a alegria invade à Rua Nossa Senhora das Graças, no Malhado.

Ainda no sábado (22), às 10h, o arrastapé fala mais alto com o tradicional Forró do Pontalzinho, na Conquista. Durante a tarde, a partir das 13h, o forro come solto no Alto do Coqueiro, no Malhado. Do outro lado da cidade, bairro Hernani Sá, três dias de festejos, com início no sábado, a partir das 15h e encerramento na segunda (24). Já no domingo (23), às 10h e vai até a segunda-feira (24), o chamego acontece na Avenida Governador Roberto Santos.

Moradores do distrito de Ponta do Ramo, na zona norte de Ilhéus vão forrozear na Associação Ágape, no domingo (23), a partir das 9h. No mesmo dia, na Ponta da Tulha, a tradição junina inicia logo às 10h. Domingão promete com a Festa dos Criativos do Hernani Sá, às 10h. O Residencial Moradas do Porto reúne suas famílias para celebrar o período também no domingo de São João, a partir das 10h.

Pensa que acabou? Pra não deixar barato, moradores do Residencial Sol e mar prometem dois dias de festividades (23 e 24), às 11h. Na zona oeste da cidade, a festança reúne moradores do Banco da Vitória, na segunda-feira (24), às 9h na matina. Para encerrar, os festejos invadem o mês de julho (1º), às 15h, quando a descontração fica por conta da animação dos moradores do Residencial Vilela.