Durante o mês de março anunciamos aqui que a parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, antiga Sedic, e a empresa provedora de sistemas de telecomunicações, Turkeynet, instalaria câmeras de videomonitoramento na região central da cidade. A parceria deu certo e a primeira etapa foi implantada, e agora, comerciantes e população comprovam a eficácia da tecnologia.  

A iniciativa piloto foi implantada no Calçadão Jorge Amado (Centro Histórico) e nas ruas Marquês de Paranaguá e Dom Pedro II, pela fibra ótica instalada pela Turkeynet. Já a Bem-te-vi é a empresa responsável pelo monitoramento das câmeras, que somam um total de 26, todas em pleno funcionamento. O reforço chamou a atenção dos empresários. Segundo eles, comerciantes e consumidores sofriam com os roubos e arrombamentos.

Eficiência – O sistema dará suporte à transmissão das imagens até a central de videomonitoramento em tempo real, com a criação de rede de comunicação de alta velocidade, preferencialmente de fibra óptica, segundo informações do superintendente de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio. Os custos de implantação do sistema foram de responsabilidade da empresa Turkeynet. Após cumpridas as fases de testes, o sistema poderá ser comercializado.

No bojo do certame, a Prefeitura exigiu como contrapartida o fornecimento de internet wi-fi gratuita à população que circula pelo local de cobertura, que acontecerá na segunda etapa da implantação. A Turkeynet atua no mercado desde junho de 2013, com soluções em Telecomunicações para os mercados residenciais, corporativos e provedores, comércio de produtos de informática e diversos serviços na área de Informática e assistência técnica de computadores.