Divulgação

A programação da VII Jornada Jurídica do Sul da Bahia, promovida pela Faculdade de Ilhéus, entre os dias 8 e 10 de maio, inclui a realização de minicursos sobre Mediação, em parceira com a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/-Bahia. O curso será ministrado, nesta quarta-feira, dia 8, por Rosanna Gomes Barreto, instrutora de Mediação Judicial e Extrajudicial com formação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Pela manhã, o minicurso “O Procedimento de Mediação, seus avanços e desafios” será realizado no auditório da Faculdade de Ilhéus, das 8 às 12 horas, para alunos do curso de Direito. À noite, das 18 às 21 horas, o minicurso “Advogando na Mediação”, acontece na sede da OAB- Subseção de Ilhéus, exclusivamente para advogados. A coordenadora do curso de Direito, Ana Cristina Adry, informa que as inscrições têm vagas limitadas.

A iniciativa conta com o apoio da Comissão de Mediação, Arbitragem e Direito Sistêmico da OAB- Subseção de Ilhéus. Inclusive, o presidente da OAB-Ilhéus, Martone Maciel, participa da programação da Jornada Jurídica do Sul da Bahia, na manhã de quinta-feira, dia 9, durante o painel sobre o tema “As vinculações das carreiras jurídicas aos Direitos Humanos”, ao lado do juiz federal Lincoln Pinheiro Costa, e do promotor de justiça Frank Monteiro Ferrari, que atua no Ministério Público em Ilhéus.

A conciliação e a mediação estão conquistando mais espaços no direito moderno para a solução de conflitos, sendo capazes de evitar a chegada da demanda a um juiz. Estes institutos propiciam novas formas para disseminar o diálogo e a pacificação social. A instrutora dos minicursos, Rosanna Barreto, atua como mediadora judicial no Cejusc, em Salvador, e é professora da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/-Bahia e do Brasil Jurídico.

Jornada – A VII Jornada Jurídica do Sul da Bahia, promovida pelo colegiado do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, acontece no período de 8 a 10 de maio, com a abordagem do tema “Conjuntura Brasileira em Perspectiva e os Direitos Humanos”. A solenidade de abertura acontece nesta quarta-feira, no auditório Adélia Melo, às 19 horas. A palestra sobre “O dano moral na Justiça do Trabalho após a Reforma Trabalhista e os efeitos da tragédia de Brumadinho”, com o doutor Leone Pereira, autor de diversas obras jurídicas e professor do Damásio Educacional, será a primeira na programação do evento.

Em seguida, o professor e escritor Marco Antonio Araújo Júnior falará sobre “O Direito do Consumidor como garantia constitucional e os retrocessos do Judiciário e do Legislativo”. E logo após, o professor Marcelo Ribeiro abordará o tema “CPC (Código de Processo Civil), pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça”. A primeira noite encerra com perguntas do público aos palestrantes.