CADHI I realiza palestra educativa para grupos de idosos em Ilhéus – Foto Divulgação

Pacientes do Centro de Atendimento ao Diabético Hipertenso e Idoso de Ilhéus (CADHI I), participaram de uma palestra educativa, na terça-feira (7), voltada para grupos da terceira idade.

No auditório da Justiça Federal, a psicóloga Monique dos Santos de Melo palestrou sobre o tema “Saúde x Idosos”, destacando os cuidados e apontando características peculiares quanto aos desfechos dos agravos em saúde do idoso. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Faculdade de Ilhéus. 

Ao representar o prefeito Mário Alexandre, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, ressaltou o trabalho realizado pelo CADHI I. “É transformador o que a equipe está fazendo no trabalho de promoção da saúde dos nossos idosos. Estou muito alegre e satisfeito em poder participar de um evento dessa importância, e assegurar que estamos buscando as melhorias para o aperfeiçoamento dos serviços”.

Qualidade de vida para a dona de casa, Flordinice Santiago dos Santos, de 66 anos. A moradora do bairro da Conquista salientou o quanto ganhou após integrar o grupo “De bem com a vida”. “Fazer parte desse grupo contribuiu para a melhoria da qualidade de vida, numa nova construção social. Ajudou a mudar meu olhar diante da vida e ainda por cima a conquistar novos amigos. Realmente o grupo é acolhedor”, enfatizou.

A coordenadora do CADHI I de Ilhéus, Cássia Simone Moreira, esclarece que para ser encaminhado ao centro de atendimento, o paciente necessita ser referenciado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pelo sistema de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Vale ressaltar que os serviços são destinados apenas às pessoas idosas que possuam complicações em diabetes e hipertensão”.

O CADHI está situado à Rua Major Homem Del Rei, nº 147, na Cidade Nova, e possui uma equipe multidisciplinar formada por médicos cardiologista, ortopedista, endocrinologista e geriatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social e educador físico. Presta assistência integral especializada para os hipertensos e diabéticos, além de desenvolver atividades de educação em saúde duas vezes por semana, no Ginásio de Esportes Herval Soledade.

Assistência integral – O grupo “De bem com a vida” vem sendo acompanhado pela equipe do CADHI desde 2008, na execução da assistência integral e na execução de atividades educativa, artística e corporais, como alongamento, caminhadas e oficinas de lazer. Também são realizados passeios em datas comemorativas, a exemplo do Natal e Dia das Mães, com o objetivo de promover a ressocialização do idoso.