A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou na sexta-feira, 26, e no sábado, 27, mais duas   captações de córnea, autorizada pelos responsáveis legais do doador.

Silvana Batista, coordenadora da CIHDOTT, lembra o HRCC já integra a rede, contribuindo para que as pessoas inscritas na lista de espera na Bahia e nos demais estados tenham acesso o mais breve possível a este nobre gesto de amor, que é o transplante. “É importante que a pessoa manifeste em vida o desejo de se tornar uma doadora”.

A captação de córneas no HRCC é realizada com equipe própria,composta pelos enfermeiros Silvana Batista e Ronaldo Vidal.

“Ter uma equipe própria é fator determinante para dar celeridade ao processo, permitindo que mais captações sejam concretizadas na região, com maior frequência e diminuindo a fila de espera por este transplante na Bahia. As córneas serão transplantadas para as primeiras pessoas compatíveis que estão aguardando em lista única da Central de Transplantes da Bahia”, afirmou Ronaldo Vidal.

Importante lembrar que a equipe do Serviço Social  também é de grande importância no processo da doação, visto que,  o contato com a família do doador nesse momento difícil é   bastante delicado.

“Entendemos o momento de dor que enfrenta a familia do doador, e há muitas dúvidas que são esclarecidas através dos assistentes sociais, que conversam sobre as etapas da captação, sem esquecer, claro, de respeitar o momento de cada familiar”, concluiu a coordenadora da CIHDOTT.