Pré-conferência de Saúde discute políticas para cada localidade. FOTO: SECOM PMI

Estão sendo realizadas em Ilhéus, nesta segunda e terça-feira (8 e 9), as pré-conferências municipais de saúde, encontros que antecedem a 7ª Conferência Municipal de Saúde, programada para os próximos dias 25 e 26. A atividade é uma realização do Conselho Municipal de Saúde e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus, Rafael Santos, explica que o objetivo das pré-conferências é discutir as políticas de saúde de cada localidade, conhecer os seus problemas e desenvolver propostas que os solucionem. “Os resultados serão levados para a Conferencia Municipal de Saúde, e posteriormente constará no plano municipal como prioridade do Município de Ilhéus”, enfatiza.

Nestes dois dias, os encontros serão realizados em 14 bairros situados nas zonas rural e urbana, como Olivença, Nossa Senhora da Vitória, Hernani Sá, Nelson Costa, Pontal, Conquista, Basílio e Avenida Princesa Isabel. As pré-conferências reúnem profissionais da saúde e a comunidade, que serão envolvidas em dinâmicas com perguntas chaves, voltadas para a comunidade, a fim de ajudar na identificação e resolução dos problemas de cada área contemplada.

Dona Guimarina Silene Ramos, mora no Nelson costa há mais de 30 anos e disse nunca ter participado de um evento em que pudesse expressar sua opinião e lutar por seus direitos. “Um evento de grande valia para mim, que enquanto comunidade nunca pude expor as minhas necessidades e falar com quem de fato pode trazer a solução. Estou muito feliz em participar desse evento “, disse a moradora.