Uma das consequências de ter o nome negativado é que é complicado pedir dinheiro emprestado. As financeiras e bancos percebem, ao fazer sua análise de crédito, o alto risco de que o solicitante fique inadimplente, então muitos negam sua solicitação.

Devido a isso, os mutuários com nome sujo são muitas vezes alvo de “empresas” que oferecem empréstimos “milagrosos”. Infelizmente, esses empréstimos são muitas vezes golpes com o objetivo de ganhar dinheiro em cima de quem já está com a situação financeira fragilizada.

Como acontece o golpe de empréstimo

Em um golpe de empréstimo, o “credor” promete te enviar uma quantia de dinheiro, mas somente depois de você primeiro pagar uma taxa para obter o empréstimo. Essa taxa pode ser tão baixa quanto R$ 50 ou mais de R$ 1.000, dependendo do montante que você está pedindo.

O “credor” pode chamar isso de taxa para liberação de empréstimo, taxa de seguro de empréstimo ou mesmo garantia para o empréstimo. Você envia o dinheiro e espera pelo seu crédito, mas nunca o recebe. Infelizmente, quando você percebe o que está acontecendo, seu dinheiro e o falso credor estão longe.

É contra a lei que uma empresa prometa emprestar dinheiro a você em troca de uma taxa. Não só os credores legítimos não exigem um pagamento para lhe ceder um empréstimo, mesmo se você estiver com nome negativado, como também não faz sentido pagar para receber dinheiro emprestado.

Sinais de um golpe de empréstimo

O sinal mais óbvio de um golpe de empréstimo é um pedido de pagamento antecipado. Mas atenção! Há uma diferença entre um golpe e os adiantamentos de um financiamento de imóvel ou carro — nesse caso, o dinheiro é usado para abater a dívida e diminuir a quantia emprestada, não para liberar o pedido.

Os golpes de empréstimo garantem que você será aprovado, mesmo antes de verificar seu crédito. Eles prometem te ceder o empréstimo, independentemente do seu histórico financeiro ou renda. Nenhum credor legítimo lhe dará um empréstimo sem ao menos fazer uma análise do seu perfil.

Outro sinal de um golpe de empréstimo é a solicitação de enviar o pagamento inicial por meio de um método incomum, como entrega em dinheiro vivo, que é difícil de rastrear uma vez que os fundos forem entregues.

No caso de empréstimos pela internet, desconfie de credores que não possuam sede no Brasil. Pesquise bem o site e veja se a empresa possui endereço físico. Pesquisar o nome dela em lugares como o Reclame Aqui também é uma boa ideia. Empresas como o MoneyMan, que possuem uma boa nota no site e respondem a todas as solicitações, são confiáveis para seu empréstimo.

Garanta que a empresa utilize protocolo de segurança no site para proteger as informações enviadas, você pode checar isso conferindo se há um pequeno cadeado ao lado da URL do site. Evite fornecer informações confidenciais pelo telefone, a menos que você tenha iniciado a ligação para uma empresa conhecida e confiável.