O ar frio de origem polar continua espalhado pela região nesta sexta-feira (22). O dia amanheceu com temperaturas amenas e com sensação de frio. A madrugada desta sexta-feira pode ter sido uma das mais frias do ano até agora. Ainda há previsão de precipitação de chuva para a maioria das áreas da Bahia.

Na quinta-feira (21), quase todo o estado teve céu carregado de nuvens com previsão de chuva de moderada a forte intensidade acompanhada de raios a qualquer hora do dia. Em Ilhéus, segundo a Defesa Civil, as chuvas torrenciais causaram deslizamentos de terras em pelo menos 97 pontos críticos da cidade.

A Defesa Civil do município está monitorando as áreas com incidência de deslizamentos de terras. Segundo o Climatempo, a passagem de uma frente fria no litoral baiano mudou a circulação de ventos e ajudou a espalhar mais umidade sobre o Nordeste, favorecendo a formação de nuvens.

A Marinha do Brasil divulgou nota à imprensa informando sobre a possível formação de ciclone com características tropicais, e alerta aos navegantes, pedindo cautela antes de se lançarem ao mar. O órgão solicitou ampla divulgação dos eventos em comunidades de pesca, esporte e recreio.

Março é um mês típico de formação de tempestades tropicais e subtropicais na costa brasileira. Depois da passagem do ar frio, a temperatura se eleva rapidamente durante o fim de semana. Com o aquecimento, as condições para chuva também aumentam. O sol aparece já no sábado em praticamente todo o interior.