FOTO: SECOM PMI

A parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), e a empresa provedora de sistemas de telecomunicações, TurkeyNet, visa implantar câmeras de videomonitoramento na região central da cidade. A notícia foi confirmada na manhã desta quinta-feira (14), durante encontro com o prefeito Mário Alexandre, em seu gabinete. Considerado um projeto piloto, a iniciativa vai contemplar inicialmente o Calçadão Jorge Amado (Centro Histórico) e as ruas Marquês de Paranaguá e Dom Pedro II.

No encontro, o prefeito Mário Alexandre ressaltou a importância dos projetos de segurança pública para o município. “É um passo importante para o desenvolvimento da cidade. Esta é a primeira etapa, mas já possibilita auxiliar nos trabalhos realizados pelas polícias Civil, Militar e Guarda Civil para a sociedade. Visamos implantar ainda este ano em outras áreas comerciais, a fim de promover mais segurança para o nosso comerciante e consumidor”, comemorou.

Participaram da reunião, José Marcos (ACII); Gilson Nascimento (Sutram); Leonardo Bandeira (GCM); Major Lima Júnior (68°CPM); Júlio Melo (Sedic), Valério Bonfim (SindaTran), além dos vereadores Paulo Carqueja, Tarcísio Paixão e Gil Gomes.

Wi-fi gratuito – Conforme informações do empresário Almir Mesquita, os custos com equipamentos, mão de obra e manutenção do sistema serão de responsabilidade da empresa prestadora dos serviços. Mesquita adiantou que a TurkeyNet prevê a instalação das 24 câmeras nos próximos dias. No bojo do certame, o Município exigiu como contrapartida o fornecimento de internet wi-fi gratuita à população que circula pelo local de cobertura.

O titular da Sedic, Paulo Sérgio, disse que as reivindicações partiram de centenas de empresários e das famílias que consomem no comércio de Ilhéus. “Com essa percepção, teremos mais amparo para desenvolver ações, de acordo com as demandas de empresários e consumidores, além de agilizar as atividades repressivas durante o acontecimento de atividades ilícitas, aumentando a sensação de segurança do cidadão nas áreas monitoradas”, salientou.

Em fevereiro último, a Prefeitura inaugurou uma central de monitoramento na sede da Guarda Civil. O sistema monitora 26 câmeras de média resolução em prédios, ruas e locais públicos e mais 70 sensores de presença instalados em unidades de saúde e escolas municipais.