Competição ocorrerá nas quadras de areia do Malhado.

A Confederação Baiana de Beach Soccer, realiza em Ilhéus uma etapa do Campeonato Baiano de Futebol de Praia (Beach Soccer), de 8 a 10 de fevereiro. Os jogos acontecem nas quadras de areia da Litorânea Norte, com presenças confirmadas de seis cidades circunvizinhas, além da participação de dois times locais, nas modalidades masculino e feminino.

A competição entre equipes é inédita na cidade e envolve atletas de Itabuna, Itacaré, Canavieiras, Una, Uruçuca e Itajuípe. O diretor municipal de Esportes, Danilo Rabat, considera que trazer a etapa do campeonato baiano para Ilhéus é propício para o atual momento. “O evento promete ser sucesso, principalmente por movimentar uma área da cidade que está passando por uma transformação positiva. O governo tem tido um olhar diferenciado para aquele local, por entender o comprometimento da comunidade do Malhado e do seu entorno com a prática esportiva”, enfatiza.

Projeto social – Na próxima sexta-feira (8), será realizado Congresso Técnico com todas as equipes participantes, antes do início do certame. No sábado (9), os jogos acontecem nos turnos da manhã e tarde, e no domingo (10), acontece a grande final, pela manhã. O corpo de arbitragem será composto por profissionais especializados de Salvador e Ilhéus.

Nos intervalos dos jogos, o Departamento de Esportes introduzirá o projeto social “Beach Soccer dos Bairros”, com a participação de oito bairros do município, criado para incentivar a prática do futebol de areia na cidade. Segundo Renato Peixoto, coordenador do evento, a etapa proporcionará à comunidade ilheense “a prática do futebol de praia de forma organizada e estruturada, para que no futuro possamos ter atletas da cidade em destaque no cenário esportivo”, destaca.

O Beach Soccer, na sua forma atual, começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado. No ano de 2004, com o crescimento da modalidade esportiva, a FIFA decidiu se tornar o órgão internacional responsável pelo Futebol de Areia.